ARTICULISTAS

# 7 - GP DO CANADÁ

Reginaldo Baleia Leite
Publicado em 15/06/2011 às 00:09Atualizado em 19/12/2022 às 23:47
Compartilhar

        Atípico, diferente, sensacional, chato ou diferente. São vários os adjetivos que podem qualificar a etapa canadense. Tudo nessa etapa foi diferente. A começar pelos treinos, pois as Ferraris estavam na primeira e segunda fila. Esse GP assim como o de Monza são os calcanhares de Aquiles da equipe Red Bull. Pois, são pistas onde existem grandes retas e poucas ou nenhumas curvas de alta, onde os RB7 mostram sua eficiência aerodinâmica.

       FUTEBAL - Poucos viram a corrida na íntegra porque a rede do plim plim se atreveu a passar um jogo de futebol quando a corrida estava sob o regime de bandeira vermelha. Isso é questão econômica, pois existem horários e interesses financeiros por trás de tudo. Entretanto, para os aficionados do automobilismo, essa atitude beira o extremo.

       RARO - Os patrocinadores da F-1, no Brasil, também não devem ter achado graça, pois pagaram para ter o evento transmitido e se houve intempéries do tempo, melhor, porque esse tipo de situação acaba chamando mais atenção para o evento. Mas a grande verdade é que quem gosta de automobilismo ficou privado de ver o desenrolar da corrida. De tempos em tempos, isso acontece - uma prova dura mais que o esperado - e aí dependendo do horário que essa etapa é transmitida, alguém sai perdendo.

      ZEBRA - Mas voltando à corrida em si, quem acompanhava desde o começo jamais poderia pensar que Button seria o vencedor. Porque seu início de corrida foi péssimo. Largou mal, colocou pneus mistos na hora errada, pois a chuva voltou logo depois, e o pior foi copiado pela Ferrari com Alonso. Fechou seu companheiro de equipe, e provocou o abandono do mesmo. Foi penalizado por excesso de velocidade atrás do safety-car.

      ENCARNANDO - Mais tarde, bateu na traseira da Ferrari de Alonso e provocou a saída do mesmo da prova. Mas apesar de suas batidas ainda conseguiu vencer a corrida mais tumultuada dos últimos tempos. Ninguém imaginava isso pelo seu começo de prova e também porque ele estava encarnando o Hamilton de Mônaco, no quesito tirar concorrentes da pista. Mas existe uma grande diferença entre Button e Hamilton fora da pista.

     VILÃO - Button é um gentleman, e é adorado por muitos no paddock,  principalmente pelos ingleses. É o piloto mais afável para com a imprensa. Já Hamilton vive um momento oposto. Em duas voltas se envolveu em dois acidentes, e em minha opinião, nas duas ele não era o vilão. Button tinha feito mal a curva da entrada da reta e Hamilton veio com mais ação e ao tentar ultrapassar o companheiro foi fechado. Porém, a regra diz que quem vai à frente tem o direito de mudar a trajetória uma vez. E assim, Hamilton acabou no murro.

     MOCINHO - Button foi duro para com o companheiro de equipe, mas como o Button é o mocinho ele foi perdoado pelos comissários em ambos os casos. E Hamilton para piorar sua imagem, em vez de abandonar a prova logo depois do toque com Button ainda insistiu em continuar na pista e assim, provocou a entrada do carro de segurança. O que atiçou a ira de alguns e a alegria de outros.

     SÃO CADEADO - Massa fazia sua melhor apresentação em 2011, desde os treinos ele se mostrava eficiente. Na prova vinha bem até achar uma Espania passeando na pista e acabou com a asa dianteira. Depois de rápida passada pelos boxes voltou em décimo segundo e ainda conseguiu um sexto posto quase na linha de chegada.  

    PING-PONG – Kobayashi, mais uma vez, foi combativo, para ser sincero, até demais! E desta feita, muita gente reclamou da pilotagem do Japa Sam. Heidfeld, Rubinho, Rosberg e Shumi. Por falar no alemão, ele também fez sua melhor corrida de 2011. Tem gente falando que o piloto deveria se aposentar, mas, quando as condições se nivelarem, ele mostra sua pilotagem.    ESCRITA - Vettel vinha quebrando todas escritas a seu favor. Contudo, no Canadá não conseguiu quebrar o tabu de sua equipe, que nunca foi bem na pista da Ilha de Notre Dame.   Webber ainda conseguiu o último lugar do pódio depois de mais uma corrida de recuperação.  E o que dizer do piloto que fez seis pits’s, envolveu-se em dois acidentes e ainda cumpriu uma puniçã essa foi a corrida de Button que ainda chegou em primeiro. A McLaren sempre se deu bem na pista canadense. Mas desta feita, contou com o improvável e como quase sempre venceu. Felicidades a todos!

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por