ARTICULISTAS

A um passo da Copa

Mesmo que haja passeatas e protestos, no próximo mês

Mário Salvador
mariosalvador@terra.com.br
Publicado em 20/05/2014 às 19:31Atualizado em 19/12/2022 às 07:42
Compartilhar

Mesmo que haja passeatas e protestos, no próximo mês terá início a Copa do Mundo de Futebol no Brasil. Não querendo ser pessimista, o que pode acontecer é o Brasil não ser o campeão, a julgar pelos resultados das 19 Copas já realizadas. Apenas seis países foram campeões em seu território, ou seja, gastaram por um lado, mas ganharam por outr Uruguai, em 1930; Itália, em 1934; Inglaterra, em 1966; Alemanha Ocidental, em 1974; Argentina, em 1978 (com o Brasil terminando invicto o torneio) e França, em 1998 (com vitória sobre o Brasil, na final).

Se ganhar a Copa, o Brasil será o sétimo país-sede a levantar a taça e será campeão pela sexta vez (hexa): na Copa de 1958, na Suécia; de 1962, no Chile; de 1970, no México; de 1994, nos Estados Unidos; de 2002, na Coreia do Sul/Japão e de 2014 no próprio território.

O Brasil já ficou em alguns segundos lugares (vice) em Copas, sendo o mais doloroso o conquistado em 1950, no Maracanã, no episódio conhecido por Maracanaço, que deixou mais de duzentos mil torcedores sem fala no majestoso estádio. Pela regra da Copa, em 1950, o Brasil entrou em campo quase como campeã bastaria um empate para ter o título. Abrindo a contagem, ainda ficou com uma supervantagem sobre o oponente: mesmo com o Uruguai empatando o jogo, o Brasil ainda seria o campeão do torneio que estava sediando. Mas Juan Schiaffino marcou um gol. E já nos últimos minutos, Ghiggia marcou outro. Tiveram o incentivo do capitão do time, Obdúlio Varela, que, antes da partida, incitara o Uruguai a jogar ofensivamente. Os brasileiros ficaram desolados e lamentaram o fato. Uma empresa mandou imprimir, antes do jogo, milhares de cartões postais com a Seleção do Brasil estampada e com a legenda: “Brasil, Campeão do Mundo”. Para não perder os impressos, mandou-os de volta para a gráfica, que imprimiu o vice em todos eles.

Esperamos que nossa Seleção brilhe, como na Copa das Confederações e deixe no país a taça que aqui já está. E os gastos com a Copa? Acontecendo o hexa, a situação ficará amenizada, inclusive no campo político, mas não acontecendo...

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por