Se você é inteligente e livre, não aceite nada sem contestar
Se você é inteligente e livre, não aceite nada sem contestar. “Contestar” não significa ser do contra. Não significa discutir. Não é isso. Contestar tem mais o sentido de não aceitar passivamente. De não engolir sem mastigar. Tem mais um sentido interior. É uma interrogação dentro de você. Uma parada para refletir. Para procurar sempre o “porquê” das coisas. Para detectar o que está “por detrás” daquilo que se apresenta diante de você. Seja o que for. Seja uma lei, uma notícia, uma declaração ou um fato.
Depois do dom da vida, o melhor presente que Deus nos deu foi a nossa liberdade. Eu sou eu. Você é você e não outro. Não se deixe manipular. Não se deixe reduzir a objeto. Você é o sujeito de suas decisões. Não engula as notícias dos jornais ou da televisão. Conteste tudo o que lhe vem de fora, seja na área política, econômica, religiosa ou ideológica. O que há por trás daquela notícia? Qual o “porquê” daquela decisão? Aquela regulamentação legal vai favorecer a quem? Você pode estar certo de que há sempre alguém ou um grupo levando vantagem naquilo que, aparentemente, é um benefício para você ou para a sociedade. Não se deixe coisificar. Você tem cabeça é para pensar. A mentira é a base de toda propaganda. Não se deixe iludir.
Já faz um certo tempo, uma notícia assustou muita gente, O presidente da Philip Morris, a maior fabricante de cigarros do mundo, das marcas Chesterfield e Marlboro, declarou que o cigarro é fonte de males terríveis. Provoca câncer, enfisema, impotência sexual e muitas outras desgraças. Só faltou dizer que o cigarro é responsável pela artrose, pela osteoporose, pela cárie dentária e pela caspa.
Aquele ilustríssimo senhor, cujo nome ignoro, foi visto como um benemérito da humanidade, um paladino da saúde publica, como um homem que não quis esconder a verdade.
Afinal, o que está por trás daquela declaração? Não foi uma declaração filantrópica. Foi o medo. O pavor de perder pontos no mercado. A Philip Morris está sendo processada, nos Estados Unidos, por dezenas de cancerosos e enfisematosos. Está sendo acusada de ser responsável pelo câncer pulmonar. E, o pior, é que está perdendo milhões de dólares com esses processos. São indenizações pesadíssimas.
Com a declaração benemérita do presidente, o perigo está afastado. Haverá sempre uma saída positiva para os processos e acusações: o presidente da Philip Morris avisou do perigo. Se você insiste em fumar não é por não saber das consequências. Fuma porque quer. Se você “pegar” um câncer é porque quer. A culpa é sua. Só sua. A Philip avisou...
Lembre-se do conselho de Jesus (Mt 10, 16) “Sede prudentes como as serpentes e simples como as pombas”. Procure descobrir o sentido oculto que se esconde em tão estranha sugestão.
(*) Membro da Academia de Letras do Triângulo Mineiro