ARTICULISTAS

A vida do outro

Cada um de nós é uma pessoa humana. Não só

Padre Prata
thprata@terra.com.br
Publicado em 10/06/2012 às 12:38Atualizado em 19/12/2022 às 19:12
Compartilhar

Cada um de nós é uma pessoa humana. Não só. Cada um de nós é uma personalidade. Nascemos pessoas humanas. Formamos a nossa personalidade. Seja analfabeto ou letrado, pobre ou rico, sadio ou doente, cada um de nós tem uma personalidade que lhe é própria. Assim nos distinguimos uns dos outros. Cada um de nós é um mundo à parte. Cada um de nós tem um lado claro e um lado escuro.

Quando eu isolo um aspecto do outro com o qual não concordo, posso registrar na memória um julgamento que não corresponde ao todo. É uma visão perigosa. Conhecemos pessoas que falam mal dos outros baseadas num detalhe. Todos nós falamos mal dos outros, eu, você, a madame, o médico, o motorista, o padre. É o mal de todos nós. Até hoje só conheci quatro pessoas que não falavam mal dos outros.

Três já morreram, um ainda vive. Já cheguei a provocá-lo. Nem assim. Defende sem saber quem é. Todos nós julgamos os outros com a maior cara de pau. Como se fosse uma virtude. Como se nós fôssemos uns santos ainda não canonizados.

Olhamos sempre o lado negativo das pessoas. Por que não comentamos o lado bom? “Todos nós temos o lado mais melhor e o lado mais pior”, como dizia a Samaria lá da fazenda, e acrescentava: “Deus só olha o lado 'mais melhor'”. Aproveito a “deixa” e vou falar mal do meu Tio Nequinha, irmão de meu avô. Já faleceu há muitos anos. Que Deus o tenha na Glória! Bem, esse meu tio mandava matar seus desafetos e, logo em seguida, mandava rezar uma missa por alma dele e mandava o jagunço matador rezar um terço de joelhos lá no banco da Matriz. Depois de tudo pronto, ele contava com ares de justiceir “Deus não quer gente ruim no mundo. É preciso limpar”. Agora, pergunt como julgar um homem desses? Só Deus entende o que vai dentro dele. Como posso condená-lo?

Li, há anos, um poemeto, não me lembro mais de quem: "Havia um sultão árabe que caçava mulheres. Quando lhe disseram que no ocidente caçavam borboletas, achou isso uma barbaridade". Como definir num só conceito aspectos para nós tão contraditórios? É impossível fixar, num só rótulo, características tão diversificadas. Por isso é que se percebe a sabedoria de Jesus: “Não julgueis e não sereis julgados”. Já que estamos citando a Sabedoria, vamos recordar mais duas: “Sede misericordiosos como vosso Pai é misericordioso” e “vocês serão julgados na mesma medida com que julgarem os outros”.

(*) Membro da Academia de Letras do Triângulo Mineiro

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por