ARTICULISTAS

Águas de março

Em 1972, Tom Jobim celebrou as águas de março em uma canção memorável

Mário Salvador
mariosalvador@terra.com.br
Publicado em 17/03/2015 às 19:58Atualizado em 17/12/2022 às 00:59
Compartilhar

Em 1972, Tom Jobim celebrou as águas de março em uma canção memorável: “São as águas de março fechando o verão/ É a promessa de vida no teu coração.” Memorável também é o dia 19 de março, Dia de São José. Reza antiga crença popular que, nesta data, ou bem próximo a ela, acontece a “enchente de São José”. Desde que o povo associou a época de chuvas ao dia do santo, passou a ficar na expectativa da forte chuva que cai então. É muita água rolando do firmamento.

No passado, por ocasião de chuvas fortes, principalmente com relâmpagos, raios e trovões, os católicos queimavam ramos guardados desde o Domingo de Ramos, para acalmar os raios e trovões, e invocavam Santa Bárbara, protetora contra tempestades, raios e trovões. Rezar sempre é bom.

Hoje, rios viraram “corguinhos” e a falta de água é sentida nas represas. E a humanidade acordou para o fato de que é necessário tratar a natureza com mais atenção, ou ficaremos sem água nas hidrelétricas, residências, escolas, indústrias, lavoura e comércio. A lição foi dura, mas bastou, para abrir de repente a cabeça de todos. Agora é preciso agir. Agora e sempre.

Enchentes também têm feito estragos nos centros urbanos e nas rodovias; têm alagado cidades inteiras e provocado mortes. Mas há o lado positivo de tanta chuva: finalmente os reservatórios que fornecem água para a população estão sendo abastecidos, bem como as hidrelétricas.

Apesar de, no Brasil, as estações do ano não serem tão definidas quanto na Europa, por exemplo (onde o inverno, frio pra valer, é marcado por neve e nevascas em algumas regiões; e o verão é insuportavelmente quente), em 20 de março começará o outono. A estação mudará a paisagem, desnudando árvores e trazendo frutos. Na metáfora da vida, quis a linguagem poética conferir ao outono a fase da velhice.

Esperamos, enfim, que muita água ainda caia no mês de março, já que estamos necessitados dela, e que ela venha calma, sem provocar destruições. E em 19 de março, em Portugal e em alguns outros países, comemora-se o Dia dos Pais, numa homenagem ao pai de Jesus. Parabéns aos papais portugueses!

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por