Em 1972, Tom Jobim celebrou as águas de março em uma canção memorável: “São as águas de março fechando o verão/ É a promessa de vida no teu coração.” Memorável também é o dia 19 de março, Dia de São José. Reza antiga crença popular que, nesta data, ou bem próximo a ela, acontece a “enchente de São José”. Desde que o povo associou a época de chuvas ao dia do santo, passou a ficar na expectativa da forte chuva que cai então. É muita água rolando do firmamento.
No passado, por ocasião de chuvas fortes, principalmente com relâmpagos, raios e trovões, os católicos queimavam ramos guardados desde o Domingo de Ramos, para acalmar os raios e trovões, e invocavam Santa Bárbara, protetora contra tempestades, raios e trovões. Rezar sempre é bom.
Hoje, rios viraram “corguinhos” e a falta de água é sentida nas represas. E a humanidade acordou para o fato de que é necessário tratar a natureza com mais atenção, ou ficaremos sem água nas hidrelétricas, residências, escolas, indústrias, lavoura e comércio. A lição foi dura, mas bastou, para abrir de repente a cabeça de todos. Agora é preciso agir. Agora e sempre.
Enchentes também têm feito estragos nos centros urbanos e nas rodovias; têm alagado cidades inteiras e provocado mortes. Mas há o lado positivo de tanta chuva: finalmente os reservatórios que fornecem água para a população estão sendo abastecidos, bem como as hidrelétricas.
Apesar de, no Brasil, as estações do ano não serem tão definidas quanto na Europa, por exemplo (onde o inverno, frio pra valer, é marcado por neve e nevascas em algumas regiões; e o verão é insuportavelmente quente), em 20 de março começará o outono. A estação mudará a paisagem, desnudando árvores e trazendo frutos. Na metáfora da vida, quis a linguagem poética conferir ao outono a fase da velhice.
Esperamos, enfim, que muita água ainda caia no mês de março, já que estamos necessitados dela, e que ela venha calma, sem provocar destruições. E em 19 de março, em Portugal e em alguns outros países, comemora-se o Dia dos Pais, numa homenagem ao pai de Jesus. Parabéns aos papais portugueses!