ARTICULISTAS

Aí sim... Você terá em seu seio...

Manoel Therezo
Publicado em 05/04/2014 às 11:54Atualizado em 19/12/2022 às 08:19
Compartilhar

 Pois é meu Brasil... Vou brincar com você, com uma frase que no passado cantavam espantados, quando a coisa era mesmo muito grave: “Pela mordida, é da cobra caninana”.

É meu Brasil... Segura o pé que a coisa anda preta pro seu lado. Como você pode procurar saber, tenho criticado alguns de seus falsos filhos maculando o seu idioma. Dias passados, comentei muito “Bravo da vida”, como certos brasileiros desnaturados, vem lotando sem necessidade, o seu português com tantos Googles, Site, E-mail, Fashion, Word, Look, Store e tantos outros. Preste atenção no apresentador do Jornal Nacional, Sr William Bonner. Repete tantas vezes quantas necessárias, o termo Récord. Aliás, todos os ligados àquela rede de televisão, pronunciam Récord. Deve ser ordem superior até para o senhor Bonner.

Se não obedecer, já sabe; “Rua”. Por outro lado, é verdadeiro o ditado popular: “De onde não se espera, é que sai o coelho”. Tem gente por aqui, gente letrada fazendo festa trocando Hora Feliz, por Happy Hour! É por aí, meu Brasil... Você pensa que essa gente é lá do outro lado dos oceanos? Nada disso... É daqui mesmo, das barrancas do Rio Grande que separa o estado de São Paulo de Minas Gerais — só que parece que o pensamento é acabar de vez com você.

Firma o calcanhar no chão que pela mordida, é mesmo da cobra caninana, como lhe disse. É incrível, mas há quem ainda em nosso idioma, mistura os tratamentos Tu e Você — mas, sempre não se esquecendo de terminhos em inglês pra ficar chicoso, do jeitinho que muitos brasileiros gostam. Outros pelo que se percebe, o que gostam mesmo é de “Inglesar”. Embora não havendo acento gráfico que muda a pronúncia do termo, fazem questão de pronuncia-lo de forma a se aproximar daquele povo do lado de lá. Aí vem: Cobalt. Sem aquele acento, pronunciam Cóbalt. Por que, quando se referirem ao elemento Cobalto, não falam Cóbalto? Também o tal de Tablet. Mesmo sem aquele sinal gráfico, pronunciam Táblet. Será que não sabem que estão inventando? Será também, que o Sr Bonner não sabe que aquela expressão não tendo acento gráfico, o certo é Recorde? Como o brasileiro é um careta estranho! Alguns mal sabem falar e escrever correto o seu próprio nome inglesado que a mamãe e o papai gostam, passam a pronuncia-lo com tanta empáfia de arder. Estou abismado, meu Brasil. Se ninguém trabalhar por você, o seu idioma vai mesmo pras “Cucuias”, como outros se foram.

Dominar mais que um idioma, pode até ser bonito — mas substituir os nossos termos por aqueles, não há por quê. “O poliglota pode ser tudo, menos patriota”, dizia Rui Barbosa. Quem sabe para alguns brasileiros “inglesados”, já está passando da hora de chisparem-se daqui? Quero crer, que lá do outro lado do mundo, sequer se tem nota que por aqui, há brasileiro entortando a língua a dar câimbra para falar Happy Hour, Cóbalt, Táblet, Récord, Googles, Site, E-mail, Fashion, Word, Look, Store e, uma sacola grande cheia doutros achando que usa-los, dirão de sua cultura. Quando acontecer desses brasileiros caretas zarparem daqui, aí sim, você meu Brasil, terá em seu seio, patriotas como aqueles outros países do mundo, garbosamente os tem.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por