ARTICULISTAS

Ampliando horizontes

Quando jovem e ainda professora, estabeleci uma meta que nem eu mesma sabia se poderia cumprir

Vera Lúcia Dias
veludi@terra.com.br
Publicado em 06/02/2015 às 10:46Atualizado em 17/12/2022 às 01:32
Compartilhar

 Ampliando horizontes

Quando jovem e ainda professora, estabeleci uma meta que nem eu mesma sabia se poderia cumprir, mas o tempo foi passando e parece-me que ainda terei tempo de concluí-la: a de conhecer todas as capitais brasileiras!

São muitos os caminhos que me levam até elas. Amigos que se mudam de Uberaba, atividades profissionais, turismo e busca de capacitação.

Neste último fim de semana fui conhecer Cuiabá motivada por um curso e uma amiga que lá reside e, apesar do pinga-pinga resultante da nossa situação aeroviária (Uberaba, Ribeirão Preto, Goiânia, Cuiabá e o inverso no retorno), fiquei surpresa com tudo o que vi naquela cidade.

Começando pela população que, contrariando minha fantasia de encontrar resquícios de características indígenas, abriga relevante número de moradores que fazem lembrar os sulistas.

A culinária, sem muita sofisticação, é indescritível! Lá, ao invés de rodízios de carne vermelha, são de peixe. As iguarias de polvilho não perdem para as mineiras. Pamonhas, cocadas e muita banana da terra que varia entre frita, com carne seca, na farofa e decoração de pratos.

Urbanisticamente falando, alguns pontos fazem lembrar os centros comerciais de Brasília, cidades mineiras antigas e outros ainda revelam as mesmas mazelas de qualquer outra grande capital.

Atrações turísticas e artesanato variado podem ser vistos no Sesc Arsenal onde acontece toda quinta-feira o Bulixo, mistura de feira gastronômica e ponto de encontro de famílias; o Museu da Caixa D’água; a Casa do Artesão e o Parque Mãe Bonifácia, dentre outros a serem visitados.

Além de tudo isso, nada se iguala à beleza da Chapada dos Guimarães. Poucas vezes na vida senti-me tão extasiada com uma paisagem como a que pode ser vista do Penhasco ou do Mirante. Penso ser impossível não fazer altas reflexões influenciadas pela energia daquele lugar. Senti-me ao mesmo tempo minúscula diante da imensidão, mas imensa diante da Criação.

E, como sempre, um fator que fez a diferença foi o acolhimento das pessoas que fizeram de um simples curso, um momento a ser recordado com carinho.

Tudo isso somado significou mais um pontinho marcado no meu mapa dos desejos...

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por