Termina mais um ano, todos na expectativa de que o próximo seja melhor e que venha com muita prosperidade! Mas as dívidas continuam as mesmas. O primeiro mês do ano nos traz gastos quase que padrões para esta época, como IPTU, IPVA, material escolar, uniforme escolar, etc. Mas nunca nos preparamos para estas despesas, mesmo sabendo que em janeiro elas estão lá nos esperando para serem pagas.
Para quem ganha 13.º salário, este ciclo de dívidas poderia ser facilmente quebrado, mas esta não é a realidade. Vivemos o mês de dezembro como se fosse o último mês de nossas vidas. Gastamos com presentes, festas, passeios e viagens. São questões importantes também, mas que deveriam ser consideradas em uma ordem de prioridade, tendo em vista iniciar um ano mais tranquilo financeiramente, sem acrescentar novas dívidas e novos parcelamentos.
Quebrar esse ciclo de dívidas pode levar tempo, levar alguns anos, mas aqui entra a falta de paciência de executar um plano por alguns anos, um plano que trará uma vida mais próspera e preferem continuar no ciclo ano após ano sem nenhuma mudança.
Podemos utilizar o 13.º salário de forma inteligente, seguindo um planejamento que priorize como o dinheiro será gasto. Como, por exemplo, primeiro priorizar a quitação de dívidas, depois reservar para as contas de janeiro, formar uma reserva de emergência e depois guardar para os presentes, festas e sonhos. Talvez não consigamos executar esta lista de prioridades tudo de uma vez no 1.º ano. Levaremos um tempo, primeiro, quitando dívidas; no outro ano, iniciaremos sem dívidas e com o suficiente para pagar as contas de janeiro, e no próximo ano, com o suficiente para a qualidade de vida.
E, assim, em poucos anos poderemos quebrar um ciclo em que muitos caminham a vida inteira. Quebrar um ciclo que nos tira os sonhos, que nos faz começar um ano novo com o peso da preocupação com as dívidas. Aqui fica um ponto de decisã ter paciência para ver os resultados positivos de um plano que pode levar alguns anos ou continuar no ciclo pelo resto da vida sem nenhum resultado?
Jeane Queiroz de Oliveira
Educadora Financeira
@jeane.queiroz.oliveira