Aposentados que recebem proventos do INSS com crédito em conta corrente em algum banco devem se dirigir à sua agência bancária, munidos de um documento de identidade, até o final deste mês, para realizar a prova de vida, por determinação do INSS, ou terá suspenso o crédito em conta dos valores da aposentadoria. Isso é um alerta.
Já fomos ao banco e recebemos o comprovante de prova de vida, que diz: “Beneficiário, sua prova de vida foi realizada com sucesso!” Esse atestado significa, para fins de direito, que estamos respirando.
Nosso segundo alerta é, na verdade, uma sugestão. Nós, aposentados, devemos pedir ao deputado federal eleito por nós que interceda em nosso favor na Câmara Federal a fim de que seja aprovado o PL 4434/08, de autoria do senador Paulo Paim.
O aposentado Dorival Luiz Cicci enviou ao senador Paim – e a outras autoridades – uma cópia de nosso artigo “Brasil sem miséria”, no qual comentamos as agruras dos aposentados, que a cada ano têm sua aposentadoria diminuída em relação ao salário mínimo. O senador acusou o recebimento e explicou que já teve seu projeto PL 4434/ aprovado no Senado por unanimidade e também na Câmara, na Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania.
O projeto do senador, se aprovado pelo plenário da Câmara, fará com que, em cinco anos, os aposentados voltem a receber o mesmo número de salários mínimos com que se aposentaram. Assim quem se aposentou com dez salários e hoje recebe cinco, em cinco anos, se aprovado o PL4434/08, estará recebendo seus dez salários, com aumento de um salário mínimo a cada ano.
Nossa batalha continua. Precisamos contar com o apoio dos deputados federais em quem votamos.
(*) Membro da Academia de Letras do Triângulo Mineiro