ARTICULISTAS

A novela de hoje

Ana Maria Leal Salvador Vilanova
Publicado em 27/01/2026 às 12:07
Compartilhar

Não sei como é hoje em dia, mas as novelas da tarde costumavam ser diferentes das que passavam à noite. Ao fim da tarde, o público está cuidando dos afazeres domésticos e fazendo o jantar. Quer um barulho simpático, uma trama leve, que possa ser seguida sem tirar o olho do fogão, o que significa que os personagens têm que falar muito. É quase uma radionovela com imagens.

Por outro lado, à noite, depois do jantar, o público tem sua atenção centrada no aparelho de TV e quer um escape decente para os problemas do dia a dia. É uma trama mais densa, mais cinematográfica e os personagens vão fazendo coisas, sem explicar cada passo que dão.

Agora essa dicotomia já não é bem assim. Na prática, qualquer obra audiovisual desta era de streaming explica muitas, muitas vezes ao longo da trama tudo o que está acontecendo. Produtores e afins já perceberam que, se não fizerem isso, o público, distraído e com a atenção dividida, não consegue acompanhar a história. Trágico.

Esse conceito foi testado quando um tio se sentou para ver qualquer coisa moderna com os sobrinhos e ficou abismado quando todos, imediatamente, iniciaram atividades paralelas. Um jogava, outros viam qualquer coisa nos celulares. Quanto ao conteúdo a que estavam “oficialmente” assistindo, o tio achou tudo meio banal, enquanto os sobrinhos terminaram satisfeitos.

Decidido a desafiar a situação, o tio sacou sua arma mais potente. Convidou os sobrinhos a assistir “Duro de Matar” (“Die Hard” – 1988), o filme que redefiniu o conceito de filmes de ação, apresentou o personagem John McClane e mudou o curso da carreira do ator Bruce Willis.

Infelizmente, a nova geração não apreciou os esforços e, de novo, dispersou-se mentalmente. O tio, em algum momento, parou o filme, desligou a aparelho e esperou. Ainda foram vários minutos até que o primeiro jovem percebesse a interrupção e reclamasse.

Inconformado, o tio fez perguntas básicas sobre o filme tentando aferir o nível de compreensão da trama, apenas para constatar, tristíssimo, que pouco captaram e, em decorrência, nada apreciaram. Parece que estão todos em modo novela da tarde, nível máximo, permanente. Hora de aprender a focar, porque há muito por aí que vale a pena.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2026Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por