ARTICULISTAS

Amigos para todos os gostos

Ana Maria Leal Salvador Vilanova
Publicado em 18/02/2026 às 18:20
Compartilhar

Em 2026, temos eleições presidenciais, e serão as primeiras na era da inteligência artificial (IA) largamente acessível ao cidadão comum. Não apenas para consulta de informação, mas, importante, para criação de conteúdo que, de outra forma, existiria apenas na imaginação de algum maluco por aí.

Medo! Muito medo de deepfakes, aqueles vídeos que parecem reais, mas são 100% inventados e, como tal, podem retratar qualquer coisa. Alguém aceitando suborno, praticando obscenidades, sendo mal-educado ou atirando um bebê no penhasco. E se alguém acredita?

Porém, até o momento, persiste o comportamento algo robótico das criações virtuais. Algumas são muito boas e quase “passam”, entretanto não resistem a alguns segundos de escrutínio. Poder-se-ia pensar que a IA, talvez, não faça tanta diferença assim, mas, então, chegou o “amigo Flávio”.

O comediante Murilo Couto divulgou, em seu show, uma canção irônica de sua autoria, chamada “Meu Amigo Flávio”. Ocorre que Flávio, que é candidato da oposição e não conta com o apoio do artista, começou a seguir Murilo nas redes sociais, o que inspirou a canção depreciativa.

A plateia presente ao evento gostou, e tudo poderia terminar por aí. Contudo, a canção era simples, daquelas tipo “chiclete”, de melodia simples, que gruda no ouvido. Essas características, somadas à IA e ao senso de humor inigualável do brasileiro, provocaram uma avalanche de versões.

Roda de samba, forró, carnaval, vanerão gaúcho, rock alternativo, saga viking, quadrilha, ópera, sertanejo, tango, plavalaguna, Michael Jackson, pagode, nordestina, infantil, a capella, há versões para todos os gostos. Todas devidamente ilustradas por imagens condizentes, umas mais criativas que outras. Nenhuma pretende passar por real, é claríssimo que são vídeos de animação, entretenimento, peças de ficção. Os limites são a imaginação de cada criador e suas habilidades em comandar a ferramenta em uso.

Assim vai se criando o ambiente do ano. Faltam oito meses para a votação e o que se desenha é, em vez de vídeos sinistros com ar falso, uma avalanche de paródias, videoclips, jingles, pequenas histórias que pontuem cada momento da campanha. E, a cada eleitor, resta a tarefa de qualificar o conteúdo e dar-lhe o melhor uso.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2026Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por