ARTICULISTAS

Coerência é tudo

Ana Maria Leal Salvador Vilanova
Publicado em 04/12/2025 às 17:54
Compartilhar

Parece mentira, mas aconteceu mesmo. No início dos anos 90, antes da era da internet e mapas on-line disponíveis na palma da mão, era muito popular o balcão de informações. Nós disputávamos espaço com os dinossauros na fila, mas chegávamos aos lugares.

Foi assim, certa vez, no Terminal Rodoviário do Tietê, em São Paulo, lugar de ocupação altíssima e circulação ainda maior. Na fila, o rapaz na minha frente parecia um aspirante a cantor de dupla sertaneja, chapéu na cabeça e tudo. Chega a sua vez. Queria ir à estação de metrô Barra Mansa.

Informação relativamente simples, até eu sabia essa. Mas a atendente não estava para brincadeira. Perguntou para onde ele ia, já que, certamente, a estação não era seu destino final. O problema é que nem ele sabia, ia se encontrar com uma pessoa na estação e, juntos, sairiam.

“Não, não, não”, respondeu a absurda funcionária, “não é assim que funciona”. Explicou que ele tinha que informar o endereço para onde iria, de forma que ela pudesse buscar num livro enorme o código da referida rua. De posse desse número mágico, ela encontraria as indicações em outro livro ainda mais volumoso e leria as informações sagradas para o viajante. Acho que ela tinha vocação para oráculo, mas só encontrou aquele emprego. Fazer o quê?

Incrédulo, o jovem explicava a situação uma e outra vez, recebendo sempre a mesma resposta. Por fim, ele perguntou diretamente:

– Você sabe como chegar à estação Barra Mansa?

– Sim.

– Pode me dizer como?

– Não.

Tendo atingido o grau máximo possível de frustração num balcão que diz “informações”, ele se virou e saiu intempestivamente. Fosse menos rápido, daria eu a preciosa indicação. Chegou minha vez. Não tenho endereço nenhum.

– Preciso ir para São Bernardo do Campo. Como faço?

– Os ônibus para São Bernardo são ali – e apontou com a mão.

Ficou a dúvida sobre a intransigência da moça. Falta de cognição – pura e simples? Treinamento falho? Não gosta de música sertaneja? Pode ser tudo isso, junto e combinado, com uma pitada de delírio de poder, quem sabe. E que não nos cruzemos com uma criatura dessas hoje.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2026Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por