ARTICULISTAS

Elias X Presler

Ana Maria Leal Salvador Vilanova
Publicado em 28/10/2024 às 19:23
Compartilhar

E estamos quase na reta final. Prefeitos escolhidos no Brasil (parabéns aos vencedores), agora vem a eleição na América do Norte. É época de grandes comícios e apoios públicos, quantos mais, melhor. Pouco se falará do trabalho de formiga que antecedeu o pleito. É certo que muitos fatores pesam, e grandes decisões durante a campanha podem, de fato, ganhar ou perder votos que fazem toda a diferença. Porém, nos anos entre votações, há quem nunca se desligue do assunto e tome ações talvez tão decisivas quanto.

Numa federação como os Estados Unidos, cada estado tem seu próprio sistema para concretizar o pleito. Antes da eleição americana de 2020, Mark Elias, advogado especializado em eleições a serviço do partido democrata, trabalhou em vários estados para propor alterações nas leis que regem as eleições.

Essas alterações favoreciam muito o voto por Correios, o que não parecia tão fundamental. Porém, quando a hecatombe pandêmica se abateu sobre o mundo, isso foi relevante. Todos se lembram da vantagem que o candidato republicano parecia levar na apuração, até que entraram os votos oriundos do sistema postal, e ganhou o candidato do partido a que Elias serve.

Pois o ativista republicano Scott Presler não parou de trabalhar desde então. Presler não tem 40 anos e parece bem mais jovem, com seu estilo informal e cabelo longo, liso e bem cuidado.

Desde 2020, ele tem viajado pelo país, indo quase de porta em porta, incentivando pessoas a se inscreverem para votar. Como o voto não é obrigatório, os candidatos têm dois trabalhos. Não basta convencer alguém de que você é a melhor opção; é necessário ser tão persuasivo e inspirador, que o eleitor se anime a sair de casa quando chegar a hora. Mas isso tudo só funciona se, antes, a pessoa tiver se lembrado de se inscrever como votante. Quando não há eleição, quem se lembra disso? Scott Presler. Sua atuação foi tão eficiente, que mereceu comentários elogiosos até de adversários políticos.

Agora vai-se ver o resultado. Na próxima semana, conclui-se o que vem sendo chamado de “temporada eleitoral” americana. A votação oficial acontecerá em cinco de novembro, mas o voto antecipado já começou há semanas. Só depois da apuração saberemos quem foi mais decisivo na batalha Elias X Presler. Que vença o melhor para o mundo!

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por