ARTICULISTAS

Impensável

An Maria Leal Salvador Vilanova
Publicado em 01/04/2025 às 18:29
Compartilhar

Alguns tipos de indústria têm riscos mais altos que outros e a indústria metalúrgica é uma campeã. Pode-se ver alguma diferença entre plantas localizadas em diferentes países, como Brasil, Espanha, Reino Unido e Ucrânia, mas nada diminui a atenção que imediatamente se impõe ao entrar num desses lugares.

Visitando uma unidade no País de Gales, é possível constatar o esforço para elevar os padrões de segurança, seja para as pessoas, seja para as instalações. É impossível eliminar todo o risco, mas sempre se podem implementar medidas para controlá-lo, e uma das mais eficientes é instalar barreiras físicas nas máquinas e equipamentos.

O que se busca é evitar que qualquer parte em movimento alcance um trabalhador. No embate entre um equipamento industrial e o frágil invólucro humano, sempre perdemos. Instalações novas, em geral, já vêm com um desenho mais amigável, mas aquelas mais experimentadas têm dificuldade de garantir a necessária proteção.

Um profissional galês, porém, comenta seu espanto ao visitar uma unidade-irmã no Japão. Viu toda a linha de produção, tão familiar, replicada naquele país, com uma variação que lhe pareceu assustadora. A máquina completamente aberta! Podiam-se ver suas entranhas, todas as partes girantes, todos os movimentos, com milhares de oportunidades de arrastar alguém.

Educadamente, perguntou sobre a situação, ao que o colega japonês esclareceu que também eles estavam muito conscientes do risco, apenas a medida era outra. Apontou para uma linha desenhada no piso, que circundava toda a instalação. Explicou que há uma regra, muito clara e por todos conhecida, dizendo que é proibido ultrapassar aquela linha se a máquina estiver em funcionamento.

Confusão esclarecida, veio a inevitável pergunta do colega ocidental: “E se alguém ultrapassar a linha?” Ao que recebeu um ar de espanto e outra pergunta, como resposta: “Por que alguém faria isso?” E assunto encerrado. Simplesmente não acontece; impensável.

Começando o Mês da Segurança do Trabalho, fica a reflexão sobre o impacto da cultura local no comportamento dos trabalhadores. E um ótimo e muito seguro mês a todos.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por