ARTICULISTAS

O Discurso

Ana Maria Leal Salvador Vilanova
AnaMariaLSVilanova@gmail.com
Publicado em 25/01/2024 às 15:13
Compartilhar

Um certo discurso rodou o mundo na última semana. Aconteceu em Davos, na Suíça, durante o Fórum Econômico Mundial. Trata-se, é claro, da intervenção do recém-eleito presidente da Argentina, Javier Milei.

Fiel a seu estilo franco e direto, colocou todos os pingos, traços e demais adereços caligráficos nos devidos lugares, desbobinando verdades em série para uma plateia pasma. Foi um caso extremo de “o rei está nu”, porém radical e com uma cabeleira estilosa a acompanhar.

O discurso chamou a atenção, também por outro motivo. Num primeiro momento, todos puderam ver e ouvir o inusitado líder falando na sua língua mãe, o espanhol típico da Argentina. Logo apareceram vídeos com legendas ou, para os que preferem, com uma voz profissional traduzindo o conteúdo, falando por cima do palestrante. Mas não parou aí.

Ferramentas de inteligência artificial estão cada vez mais acessíveis, com desenvolvedores atropelando-se para oferecer produtos melhores ao público geral. Com esse recurso, em pouquíssimo tempo saiu o vídeo com o discurso completo, na voz do próprio Milei, em inglês perfeito, em que se percebe claramente sua boca movendo-se em exata sincronia com as palavras enunciadas. Um pouco mais e saiu o vídeo em português, mesma tecnologia.

Se ninguém avisar, vendo essas versões turbinadas, alguém mais distraído fica até surpreso ao “constatar” quão bem o presidente vizinho domina outros idiomas. É a voz dele! É ele mesmo falando!

Quanto tempo até que todos os discursos, sejam importantes, ou até nem tanto, passem pelo mesmo processo? Decerto alguém vai propor um selo de conformidade: “vídeo modificado por inteligência artificial para conforto da audiência – fiel ao conteúdo original”, ou qualquer coisa parecida. E todo mundo vai achar supernormal.

Como houve um tempo em que as pessoas se davam por muito satisfeitas em apenas ouvir jogos de futebol, já que só havia transmissão por rádio. E olhe lá, já estava muito bom. Num certo momento, Copas do Mundo começaram a ser transmitidas pela televisão, ao vivo e em cores, e agora é possível ver até jogos de divisões obscuras, em múltiplos veículos, se o cliente assim o desejar.

No futuro, vamos dizer: Lembra-se do discurso do Milei? Foi só o primeiro.

Ana Maria Leal Salvador Vilanova
Engenheira civil, cinéfila, ailurófila e adepta da caminhada nórdica
AnaMariaLSVilanova@gmail.com

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por