ARTICULISTAS

O Mutante

Ana Maria Leal Salvador Vilanova
AnaMariaLSVilanova@gmail
Publicado em 09/04/2024 às 17:39
Compartilhar

Treinamento e coaching são realidades inescapáveis da vida em qualquer empresa. Embora sejam momentos de muita palestra, com frequência, envolvem mais ouvir do que falar.

Foi assim que, um dia, veio um mutante a uma sessão de treinamento em segurança do trabalho. O objetivo era aprender a falar com a equipe com empatia e firmeza, mas o próprio formando tinha uma queixa inusitada: “Estou ficando invisível”.

Parem tudo, vamos ouvir o que está acontecendo. Pode ser que haja um mutante entre nós. Temos um homem invisível! Talvez, não muito longe, haja um Wolverine ou uma Tormenta, quem sabe? Vejamos de onde veio esse que nos fala.

Afinal, não era nada disso. Com o esclarecimento, fica-se a saber que, com a idade, muda a consideração geral: “Estou ficando velho. As pessoas não me veem mais.” Mas quando? Como? Em que situação?

Não cumprimentam à chegada, não perguntam a opinião sobre nada, e, mesmo quando a ouvem, é como se não o tivessem feito, passam adiante, é como se nada tivesse acontecido. Às vezes, nem agraciam com um simples, informal, pouco energético “oi”. É como se o idoso não existisse mais.

Um treinador experiente sabe que não vai conseguir resolver todos os problemas do mundo durante a sessão. Mas é importante ouvi-lo, sob o risco de alienar a classe toda.

Como esperado, não houve solução, mas, talvez, algum pequeno consolo. Uma pessoa com tanta experiência tem imensidão a partilhar e, no decorrer dos muitos tópicos abordados, quase sempre tinha algo a acrescentar. E coisas importantes.

Apenas abrindo a palavra e criando o tempo para a escuta atenta, algo mudou e pode-se dizer que a dinâmica entre os participantes não era a mesma, ao fim de algumas poucas horas.

Mais de uma vez, os colegas ouvem, com surpresa, informação relevante, técnica ou factual, sobre o próprio ambiente de trabalho. Constatam, com algum constrangimento, que estava ali à disposição o tempo todo. Segurança do trabalho também é ouvir.

 Ana Maria Leal Salvador Vilanova

Engenheira civil, cinéfila, ailurófila e adepta da caminhada nórdica

AnaMariaLSVilanova@gmail

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por