ARTICULISTAS

Optime

Ana Maria Leal Salvador Vilanova
AnaMariaLSVilanova@gmail.com
Publicado em 30/04/2024 às 20:37
Compartilhar

Domingo, dez horas da manhã. Uma típica rua lisboeta, com seus representativos estabelecimentos comerciais, numa zona muito turística. Estamos perto da Praça do Comércio, onde, de maneira infame, se encerrou a monarquia em Portugal, história para outro dia.

Não muitos passos por uma rua estreita e estamos no local do evento matinal. Vai começar a Santa Missa. Nada muito extraordinário; há muitas igrejas fazendo exatamente o mesmo por todo o país e pelo mundo. Será?

Ao som do canto belíssimo, entra o padre, com muitos ajudantes. À primeira intervenção, a estranha mistura de estranheza e familiaridade:

– In nomine Patri, et Filli, et Spiritus Sancti. Amen.

A missa será celebrada maioritariamente em latim, de acordo com o rito romano tradicional de 1962. Um desavisado já teria suspeitado de algo incomum à vista de várias senhoras usando delicados véus cobrindo os cabelos.

Mesmo quem não está familiarizado é capaz de reconhecer orações pela posição e palavras-chave. O Credo, o Glória e cada vez que se ouve “Oremos”. Outras são mais estranhas, afinal, vêm do grego, mas a repetição dá a pista:

- Kyrie, eleison

- Christie, eleison

- Kyrie, eleison

Três vezes cada, só pode ser o aconchegante “Senhor, tende piedade de nós”, “Cristo,...”. Nem tudo nos escapará.

Devagar, aprende-se a responder às habituais:

- Dominus Vobiscum (O Senhor esteja convosco)

- Et cum spiritu tuo (E com o teu espírito)

Outra grande surpresa é a movimentação do celebrante. Que estivesse de costas para o povo já era esperado, muito se comenta sobre isso. Mas há uma infinidade de pequenos gestos ao longo da cerimônia, cada qual com seu significado.

         Faz falta o missal para acompanhar tudo e preparação para conseguir captar cada momento. Mas, aos domingos, às dez horas de manhã, na igreja Nossa Senhora da Conceição Velha, em Lisboa, algo extraordinário está a acontecer.

 Ana Maria Leal Salvador Vilanova

Engenheira civil, cinéfila, ailurófila e adepta da caminhada nórdica AnaMariaLSVilanova@gmail.com

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por