Todo mundo já ouviu falar de Fátima. Qualquer pessoa saberá dizer, em linhas gerais, o que aconteceu naquela pequena vila, em Portugal, no início do século XX. Três pastorinhos, várias visitas da Mãe do Céu, três segredos muito misteriosos e avisos contundentes sobre uns certos erros que se espalhariam pelo mundo.
Não está errado, porém é pouco, frente à profundidade, seja das mensagens, seja dos próprios eventos. Quem eram aquelas crianças e o que, exatamente, aconteceu a cada uma delas? E suas famílias? Como responderam a todos os intervenientes da época, autoridades e povo?
Muitos escreveram sobre as aparições de Fátima, inclusive Irmã Lúcia, a própria vidente, que, por ordem do bispo, pôs no papel suas memórias, contando tudo em detalhes. Primeiro, tudo sobre a prima Jacinta; depois, sobre o primo Francisco Marto, então já há muito falecidos. Ainda outro relato sobre como era a vida da sua família, antes, durante e após as aparições.
Faltava alguém colocar tudo aquilo em ordem, conjugando com relatos da época. Não falta mais. Para quem queira a história conhecer em detalhes, em formato atrativo e narrado com a perícia dos melhores contadores de história, está aí o livro “Fátima – A História dos Pastorinhos que Viram Nossa Senhora” (Editora Padre Pio).
Parece coisa de criança, e é, já que se trata de uma história em quadrinhos. (E que quadrinhos!) Baseada na obra de William Thomas Walsh e nas Memórias da Irmã Lúcia, “Fátima” é historicamente precisa e primorosamente representada, com roteiro e ilustrações de Spacca. Até as orações ensinadas pelo Anjo de Portugal e todas as mensagens de Nossa Senhora são representadas integralmente.
No melhor estilo moderno, começa com um flashforward, com o atentado à vida do papa João Paulo II, no Vaticano, em 1981, para voltar no tempo e iniciar o relato retratando a vida na Vila de Aljustrel (onde viviam os videntes) e a rotina da família de Lúcia, contextualizando todo o cenário. Depois o relato segue os personagens até o fim de suas vidas, com as tremendas consequências que suportaram em decorrência das aparições. Essa preciosidade é dirigida a crianças e é recomendadíssima, também, para adultos.