Entre os eventos previsíveis a ocorrer em 2026, é aposta segura a busca da felicidade pelo povo em geral. Quem não quer? Tão certo quanto eventos naturais catastróficos, tragédias variadas e a morte de algumas pessoas famosas, sempre estará por lá o ser humaninho tentando ser feliz. Ou, não sendo possível, um pouco menos infeliz.
Engraçado é que, se perguntado – o povo –, exatamente, o que significa ser feliz, provavelmente a resposta indicará algo como uma satisfação dos sentidos, um conforto físico e psicológico. Ter muito dinheiro para comprar brinquedos de gente grande, passar o tempo em férias permanentes, sem escutar chateação de ninguém, enfim, poder escolher quase sem limites. Cansaço, só se for por excesso de diversão.
Mas quem estuda o assunto há muito já percebeu que, supridas as necessidades básicas, pouco se aumenta a felicidade com mais dinheiro. Não que faça mal, mas parece que há muita gente que tem talento para estar bem, enquanto outras, depois de alguma euforia, voltam ao seu estado natural, seja bem, mal, ou mais ou menos. Algo falta.
Ter um propósito é muito mais impactante para aumentar esse estado tão elusivo que costumamos chamar felicidade. Fazer parte de algo maior, fazer tudo com sentido, perceber a importância da tarefa mais humilde são propósitos que dão sentido completamente novo a um dia, um trabalho, um projeto, uma vida.
É o que retrata a lenda dos três pedreiros, todos executando exatamente a mesma tarefa. E todos respondem à mesma pergunta: o que você está fazendo?
Pedreiro 1: Estou assentando tijolos.
Pedreiro 2: Estou levantando uma parede.
Pedreiro 3: Estou construindo a Casa de Deus.
Assumindo os três trabalhadores igualmente éticos e competentes, imagine-se a qualidade da atenção e cuidado que cada qual põe na mesma empreitada. Enquanto um repete uma tarefa necessária, outro olha para o alto e vê sua contribuição imortalizada na eternidade.
E é lá que estaremos todos um dia, de um jeito ou de outro. Por enquanto, nós nos encontraremos em 2026, que, desejamos, seja cheio de propósito.