Num show da banda Coldplay, o cantor Chris Martin interagia com a plateia quando, inadvertidamente, expôs um caso extraconjugal. No meio do público, um casal apaixonado foi escolhido para aparecer no telão. Afinal, eram colegas de trabalho: ele, o CEO; ela, a diretora de Recursos Humanos de uma empresa de tecnologia, ambos casados, mas não um com o outro. Um vexame.
Depois de alguns dias, tudo esfriou e outra tendência tomou seu lugar. No Brasil, agora o assunto é um morango retrô, uma espécie de reencarnação da maçã do amor e mais uma prova de que juntar duas coisas ótimas, frutas e caramelo, nem sempre tem bom resultado.
Ficou a empresa dos dois infiéis, a Astronomer, com o abacaxi na mão. O escândalo, em si, é de natureza muito pessoal, sem nenhuma relação com o negócio. Por outro lado, era o CEO na situação infame, seria impensável não se manifestarem. Veio a tacada de mestre.
Contrataram a oscarizada e famosíssima atriz Gwyneth Paltrow como “porta-voz muito temporária”, que, em um vídeo de exatamente um minuto, brinca de responder às perguntas mais prementes do público, apenas para esclarecer que “a Astronomer é o melhor lugar para executar o Apache Airflow, unificando a experiência de executar dados, aprendizagem de máquina e pipelines de inteligência artificial em larga escala”. Como?! Com certeza, quem precisa entender entendeu. Já o público em geral ficou apenas com uma vaga ideia de que eles são muito bons em algo supercomplicado e moderno.
Ela ainda constata, credivelmente encantada, quanta gente “tem um novo interesse em automação de fluxos de trabalho de dados” e agradece em nome dos mais de 300 funcionários da Astronomer, antes de divulgar um evento em data próxima.
Além de competente e famosa, Paltrow vem a ser ex-esposa, sempre em bons termos, do vocalista Chris Martin, peça-chave na origem do imbróglio. A imagem dela, além de positiva, está suficientemente associada ao evento para que não haja dúvida do que se está falando e, ao mesmo tempo, prudentemente afastada para não ligar a imagem da empresa ao escândalo em si.
Com o estratégico vídeo cheio de humor, informação e graça, e aproveitando o súbito interesse mundial, conseguiram gerar imagem positiva para a empresa, aproveitaram o momento ímpar para explicarem quem são, posicionaram-se no mercado, além de divulgar informação relevante. Bravo!