Passou o feriado da Independência, que, este ano, mal feriado foi. Só os trabalhadores de fim de semana podem ter sentido diferença. Para quem não foi a nenhuma manifestação, foi um sábado a mais.
Agora vem o auge da campanha eleitoral, para alegria ou desgosto, em dois pleitos diferentes. De forma a manter a sanidade, convém ter tudo bem claro; não vá o eleitor tentar votar em Trump ou Harris para governar a cidade.
Setembro vai ser o tudo ou nada no Brasil. Os aspirantes ao cargo mais próximo do povo, aqueles que interferem no dia a dia do cidadão e estão ao alcance do eleitor, passam o mês angariando votos.
Os pobres candidatos devem engordar, já que a maior parte das atividades envolve partilhar algum quitute local com o público-alvo. Parece bobagem, no entanto é prova de fogo! Uma careta involuntária e malcolocada é antipatia na certa, e cada voto conta. É treinar na frente do espelho para não dar vexame.
No início de outubro, é o primeiro turno, o que dá um ar de campeonato à coisa toda. Somente dois times passam à final e têm o mês todo para se prepararem para o grande dia. Entretanto, o mês tem outro importante evento programado.
É que a eleição nos Estados Unidos acontece no início de novembro, e o mês anterior, historicamente, é reservado para a “surpresa de outubro”. Não é parte do calendário oficial, mas quase. É quando as campanhas lançam algo com impacto para derrubar a outra candidatura. Não tem que ser verdade, apenas tem que se aguentar até o início do mês seguinte. Puro teatro, porém todo mundo adere.
Final de outubro, segundo turno no Brasil é um dia mais resumido. Os vereadores já estão eleitos, as opções para a prefeitura estão reduzidas a duas, e as filas costumam ser bem mais rápidas. A última visita ao recinto de votação foi há tão pouco tempo, que há uma sensação de dejá-vu.
Resultados conhecidos, é comemorar ou lamber as feridas rapidamente e já passar ao acompanhamento do grande dia no Tio Sam. É muita emoção para um bimestre; se calhar, convinha espaçar mais isso tudo. Contudo, organizando direitinho, dá para enlouquecer de forma bem planejada.
Feliz temporada a todos!