ARTICULISTAS

Ainda sobre Top Gun

Ana Maria Leal Salvador Vilanova
Publicado em 20/06/2022 às 18:44Atualizado em 18/12/2022 às 22:12
Compartilhar

Para quem não estava lá, os anos 80 foram imbatíveis. Era tudo muito exagerado, músicas dançantes, roupas excêntricas, cores chamativas, e todo o mundo adorava. E os filmes, ah, os filmes.

Talvez por causa da guerra fria, pipocavam filmes patrióticos. Houve mesmo um “Jogos Patrióticos”, vários James Bond e, é claro, “Top Gun”.

Tom Cruise já era conhecido, mas esse filme mudou seu status em Hollywood e no imaginário do público. Já com os dentes alinhados (depois de “Vidas Sem Rumo”) e tendo feito um quase obrigatório filme-adolescente de sucesso (“Negócio Arriscado”), levou multidões aos cinemas para vê-lo em cenas de ação, até aquele momento, inéditas. Parte da plateia tinha mesmo certa dificuldade para seguir as batalhas no ar. Hoje é muito comum, mas foi Tony Scott, o diretor visionário, quem fez primeiro.

Como também fez um inesquecível jogo de vôlei na praia e até incluiu romance na história, com xaveco no barzinho e tudo. E, obviamente, drama. Num ambiente de altíssima competitividade e risco, embates entre pilotos de alto nível acontecem no chão e no ar. E alguém sempre pode morrer.

A expectativa para a continuação dessa história era grande. É tudo muito icônico. Como outro filme poderia estar à altura do primeiro? A resposta é “Top Gun: Maverick”.

Tudo o que fazia o original cativante está lá, turbinado e refinado com tudo o que o século 21 oferece, seja em arte, seja em tecnologia. Se o original era eletrizante, agora só falta levar a plateia no cockpit.

Tom Cruise é conhecido por sua “visão de túnel” a cada projeto que lidera. Foco total até conseguir o resultado esperado. E, a cada vez, espera-se um resultado melhor. São pessoas assim que elevam toda uma indústria.

O que mais ele pode fazer? Um filme no espaço.

Está em pré-produção um filme que deve levar o ator e quem mais esteja à altura do desafio a rodar um filme inteiro no espaço. Não é surpresa que o empreendedor milionário Elon Musk esteja entre os produtores. Se há pessoas que conseguem fazer o impossível, são esses dois.

Ana Maria Leal Salvador Vilanova

Engenheira civil, cinéfila, ailurófila e adepta da caminhada nórdica. AnaMariaLSVilanova@gmail.com

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por