ARTICULISTAS

Uma certa segunda-feira

Ana Salvador
Publicado em 02/09/2024 às 18:10
Compartilhar

Segundas-feiras costumam ser complicadas. Mesmo quem gosta da sua rotina tem o inevitável período de adaptação ao horário imposto pelas obrigações do trabalho. Por outro lado, depois do descanso, é hora de começar a semana com energia! Mas algumas segundas são mais difíceis que outras; assim foi o 26 de agosto aqui, em Portugal.

Para quem sofre de insônia crônica há décadas, levantar de madrugada não é incomum. Quem tem gato, então, está acostumado com o bichinho tentando acordá-lo antes do nascer do sol. Por tudo isso, o dia já havia começado, e uma xícara de café já ia ao meio, quando tudo começou.

Quem mora próximo a Lisboa já tem experiência com pequenos tremores de tempos em tempos. Dizem até que é bom que aconteçam, porque acomodam um pouco camadas profundas e evitam “o grande”. Já faz quase 300 anos que a cidade foi arrasada num evento ainda hoje impregnado tanto no consciente quanto no inconsciente local.

Primeiro, uma pequena sacudida. Depois da surpresa, o nível de alerta sobe e espera-se. Realmente, tudo começa a chacoalhar; a cama treme. É menos do que uma turbulência num avião, ainda assim, ver, nesse estado (sem controle), tudo o que deveria estar imóvel, é assustador.

E, o pior, desta vez isso não está parando! Normalmente, depois de alguns movimentos, tudo se acalma. Mas hoje, não. Além de estar mais forte, segue por muitíssimo tempo, parece. Depois, vai-se saber, foram vários segundos. E, o tempo todo, a expectativa: será que é “o grande”? Que faço se tudo desabar?

Quando tudo acalma, é correr para ver a família e avaliar a situação. Os armários todos no lugar; pela janela, vê-se a rua calma; vamos procurar informação on-line – qualquer pedaço de conhecimento é vital. Dois receios – bastante reais. Sabe-se que costuma haver réplicas; é o caso de sair de casa? Estamos bem próximos à costa; há risco de tsunami?

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera informa a magnitude: 5,3 na escala Richter, e o epicentro, a 25 quilômetros da costa. Não há recomendação de evacuação de área, mas quem consegue voltar a dormir? Assim, inicia-se esta semana com mais energia e gratidão do que o habitual, lembrando-nos de renovar o kit emergência e as intenções das orações do dia. Bem, esses dois são recomendáveis sempre, com ou sem terremoto. E boa semana a todos.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por