ARTICULISTAS

Amizade lacrada

Iná e Ani
gemeasanina@hotmail.com
Publicado em 26/02/2024 às 19:03
Compartilhar

É interessante observar como o incentivo pode ser avaliado, de pessoa para pessoa, de maneiras diferentes. Muitas vezes, fazemos um elogio mais eloquente para uma amiga ou amigo que pode ser interpretado como puxação de saco, bajulação, mesmo sendo verdadeiro a nossos olhos. Se nossa amiga ou nosso amigo tem um diferencial, você descobre sua genialidade e quer estimular o seu ego para continuar a contribuir para o seu desenvolvimento pessoal e contínuo, mas muitos acham que é uma tentativa de obter algo em troca, um gatilho, uma manipulação para conseguir um benefício. Pessoas com baixa autoestima podem ter dificuldade em acreditar em nossos elogios, o que é frustrante, especialmente quando sabemos que são sinceros e genuínos.

A percepção das amigas pode ser influenciada por uma variedade de fatores externos e internos. É fundamental continuarmos sendo autênticos em nossos elogios e demonstrações de apreço, independentemente da avaliação dos outros. Nossas lisonjas e mimos podem causar críticas, julgamentos e comparações perante pessoas invejosas, que ficam estigmatizando a amiga que você acha extraordinária (Ela é faladeira, bebe demais, só fala em livros, “se acha”, etc.). ALTO LÁ! “Uma mão lava a outra.” Muitas vezes, falta água na torneira. Se a amizade é uma via de mão dupla, onde caminhamos juntos, isso é ingratidão.

Um incentivo de uma amiga é muito importante, é partilha, apoio. Fato é que os amigos são, muitas vezes, os primeiros a saber de nossos sonhos e metas. Frases como “quem tem amigo tem tudo”; “é um ombro para chorar depois do fim do mundo”, são verdadeiras.  Existem amigas que chegam até nós por apenas alguns momentos; outras, por uma estação inteira; algumas, com afinidade imediata. Criamos laços, doamos nosso tempo, choramos juntas, de repente nos viram as costas. Triste realidade!

Estudos da neuropsiquiatria relacionam a “oxitocina” como hormônio do amor, que está ligado à amizade, estimula as relações sociais. Eu e minha verdadeira amiga, irmã gêmea Ani, tínhamos uma conexão especial, uma amizade “lacrada” de maneira autêntica, que sempre contribuía significativamente para nosso bem-estar emocional, profissional e social. Se alguém se indispunha com ela, era colocar lenha na fogueira, era comprar briga com as duas.

Olhe ao seu redor, quantos amigas ou amigos você tem? Em quais deles você pode confiar?

Amizade é troca viva, alegria, aprendizado, novas ideias, amadurecimento. A amizade precisa de cuidados especiais, amor e compreensão para prosperar.

         Algumas amigas apreciam Graciliano Ramos, Carlos Drummond; outras, novelas e “Big Brother”. Fazer o quê?!...

Dois beijos...

 Iná e Ani

gemeasanina@hotmail.com

Ocupa a cadeira nº 4 da Academia de Letras do Triângulo Mineiro

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por