Padroeira de Uberaba! Nossa Senhora da Abadia!...
Quando mamãe soube que teria filhos gêmeos, sua fé falou mais alt “Se forem perfeitos, serão batizados na igreja da Abadia!” A surpresa: gêmeas idênticas! E foi um banho de bênçãos!!!
Fé, palavra tão pequenina. Quem nunca ouviu falar que a “fé remove montanhas?” Mais que confiança, crença, credibilidade, a fé é amor, esperança, o atingível.
O Santuário fica na Praça da Abadia, belo complexo arquitetônico e uma história muito forte na cidade. A Santa padroeira é comemorada no dia 15 de agosto. Bela, até mesmo na mesmice do dia a dia, mas é na festa de Nossa Senhora da Abadia que captamos momentos de uma herança e de uma cultura religiosa de muita devoção.
Na parte externa da igreja, cenário de árvores e parques bem montados, as barraquinhas para todos os gostos, mostrando uma tradição onde tudo acontece.
Bebês, crianças, vestidos de anjinhos, qual a “graça” recebida? Um homem seguindo a procissão carregando uma pedra na cabeça. Entre cantos e rezas, velas acesas. Cenas que nos impressionam diante de tanta devoção e fé em Nossa Senhora da Abadia.
O ponto alto da festa, a coroação, gente de todos os cantos, à espera de um momento mágico. E como esse momento mexe com a sensibilidade mais profunda do nosso eu! Todos ali de coração aberto, com seus pedidos de cura do corpo e da alma.
Alguns emigram para a romaria de “Água Suja”, pés no chão. Nada é superficial, nem leve, nem banal. Tudo é intenso, profundo, radical, transformador. Nossa Senhora da Abadia está viva na romaria. Chegam ao seu destino com bolhas nos pés, mas com o conforto para a alma e o agradecimento pela “graça” recebida.
A festa continua noite adentro e cada católico, com aquele “jeitão” de reverenciar o amor à Santa milagrosa.
A festa acaba, mas o “banho de bênçãos” nos leva a prosseguir e ter fé para o nosso dia a dia.
Dois beijos!