Iná e Ani

Espaço Múltiplo

Iná e Ani
Publicado em 27/04/2023 às 19:19
Compartilhar

Acreditamos que todos nós temos a capacidade infinita de desenvolver. Sabemos que a vida nos oferece estímulos para sempre dar um passo além. Em tudo existem desafios e coragem. Aproveitar as oportunidades é modo de sair da linha de conforto. As possibilidades podem estar bem à nossa frente, mas não conseguimos percebê-las se estivermos distraídos ou fechados aos novos espaços. Eu e Ani sempre fomos ligadas no piloto automático e aproveitamos todas as ocasiões favoráveis que a vida nos ofereceu. 

Quando fomos convidadas pelos diretores da imprensa para integrar a equipe do jornal “Cidade Livre” como articulistas, não pensamos duas vezes. Com nossa experiência educacional e psicológica e na área de pesquisas, tiramos de letra essa função. Os artigos semanais do “Click Criança” levantaram nossa autoestima. Recebíamos cartinhas de mães, psicólogas e professoras que recortavam as matérias para debater em sala de aula sobre a educação de crianças, jovens e adolescentes.

Outra experiência compartilhada foi no Conselho de Patrimônio Histórico e Artístico de Uberaba (Conphau), responsável por inventariar, tombar, registrar e preservar os bens culturais e históricos da cidade. Reuniões com projetos, manutenção, embargos, inventários, demolições. Quantos aprendizados e debates valiosos! 

Nunca tivemos medo de arriscar, aceitamos o convite do presidente da ALTM, João Eurípedes Sabino, para participarmos, como radialistas, de um bate-papo na Rádio 7 Colinas, em um programa de entretenimento, o que deixou os ouvintes confusos. “É uma só! A voz é a mesma!” Eu tentei fazer a voz mais grave, mas de nada adiantou. “Será Iná ou Ani que apresenta o programa?” Sempre foi assim... A essa altura, a consciência de que teríamos definitivamente que aprender a lidar com tais confusões já fazia parte de nossas vidas. Todos esses trabalhos voluntários muito nos auxiliaram em nosso futuro.

Preocupados em demasia com a questão financeira, jovens, adultos e idosos evitam trabalhos voluntários por não serem remunerados. Não percebem, no entanto, que, por meio de sua participação, serão notados por suas habilidades e profissionalismo, o que poderá abrir novas portas. Nas redes de contatos pessoais nos conectamos com excelentes profissionais, que acabam nos beneficiando integralmente. Sempre juntas, eu e Ani recebíamos com alegria quaisquer tipos de convite.

A vida é uma jornada, é normal mudarmos de direção, reciclarmos e experimentarmos diferentes caminhos até encontrar o que nos traz luminosidade, permitindo-nos sair da escuridão e buscar a felicidade e realização.

Como escreveu o grande educador Rubem Alves: “Não haverá borboletas se a vida não passar por longas e silenciosas metamorfoses”.

Dois beijos...

 Iná e Ani 

gemeasanina@hotmail.com

Ocupa a cadeira n.º 4 da Academia de Letras do Triângulo Mineiro

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por