Uberaba das 7 colinas!
No artigo anterior, não foi por acaso que deixamos de nos referir à igreja de Nossa Senhora da Abadia, edificada na colina de um dos bairros mais populosos de Uberaba, bairro da Abadia. Padroeira da cidade! Queríamos dar a Ela uma homenagem especial!
Em fevereiro de 2020, o Santuário recebeu o título de Basílica pelo Vaticano. Com este reconhecimento, passa a ter status internacional e ligação direta ao papa Francisco, segundo a Arquidiocese de Uberaba. Chama-se agora “Santuário-Basílica de Nossa Senhora da Abadia”. Basílica, em grego, significa "Casa do Rei".
Quando a nossa querida mãe percebeu que carregava no ventre filhos gêmeos, sua fé falou mais alt "Se forem perfeitos, serão batizados na igreja da Abadia!" Fato consumado. Isto significa que nossa ligação com a Santa está presente mesmo antes de nascermos.
Na hora do batizado, éramos identificadas com uma pulseirinha, tendo o nosso nome gravado, que nos foi colocada aos nascermos, tamanha igualdade, para evitar trocas. E assim foi: - " Batizo Ani... batizo Iná.... em nome do Pai, Ani... em nome do Pai, Iná, Ani, Iná, Iná... Ani...
Batizadas, nossos coraçõezinhos e nossas alminhas foram entregues a Santa Mãe! Senhora dos Navegantes! Nossa madrinha!
Devido à pandemia de coronavírus, a festa deste ano terá uma conotação diferente, mas promete reavivar ainda mais a nossa fé!
No dia 15, haverá a alvorada do sino a partir das 5h30 e missa às 6 horas. Às 15 horas teremos a missa solene e, após a celebração, a imagem sairá pelas ruas da cidade, mas não se trata de carreata, os fiéis estão orientados para aguardar às portas de suas casas, com máscaras faciais e sem aglomeramentos.
A Universidade Federal do Triângulo Mineiro será homenageada na Festa da Padroeira de Uberaba. Enquanto instituição que integra a linha de frente na luta contra a Covid-19, participará da tradicional coroação da Rainha do Céu, no dia 15 de agosto.
Maria da Abadia será coroada às 18 horas pela servidora Antônia Maria Costa e Silva. Participarão da coroação uma médica, uma enfermeira, uma dentista e uma mãe que perdeu o filho devido à Covid-19. Coração aberto, pedidos de cura do corpo e da alma! Grande beleza!
Após a coroação a imagem será colocada no andor em uma caminhonete e os fiéis irão segui-la a pé rezando e cantando. Um momento em que mergulhamos em uma luz dentro do nosso eu, do nosso coração, uma energia que supre todas as necessidades, um despertar, um sentir que conectamos com nossa essência, nossa alma. Seguiremos até a igreja, onde a imagem da Santa Virgem Maria ficará à disposição dos fiéis.
A Basílica ficará aberta para os visitantes, que deverão respeitar as medidas de segurança. Às 20 horas, haverá o "Grande Encontro", na voz do tenor Thiago Neves e a coroação de Nossa Senhora dentro da Basílica, com transmissão pelas redes sociais.
Espiritualidade e expressão artística, arte e sentimento caminham de mãos dadas, altares, pinturas, esculturas, profunda relação com o Sagrado, emoção, agradecimento, pedidos... E na torre da igreja está nossa Mãe, Nossa Senhora da Abadia, abençoando Uberaba, a cidade das 7 colinas!!!!!!
Dois beijos...
Ani e Iná