ARTICULISTA

Via Cultural Ani Bittencourt

Iná e Ani
gemeasanina@hotmail.com
Publicado em 06/11/2023 às 18:36
Compartilhar

O mundo é um lugar desigual onde alguns têm, outros não. A desigualdade mostra sua face nas questões raciais, salariais, na discriminação das mulheres (uma lista longa).               

Como eu e minha irmã gêmea Ani víamos de perto, todos os dias, nas escolas, no nosso ambiente educacional, sentíamos que o que mais pesa no mundo é a desigualdade econômica. Como seria melhor falarmos em igualdade! Era o que Ani sonhava, sempre colocou em ação esta prática para dar oportunidades a todos. Era como Orientadora Educacional que estava perto dos discriminados e via em seus alunos sonhos abstratos, sem condições, sem chances e possibilidades de desenvolver seus talentos nas oficinas pedagógicas, sem recursos financeiros. O voluntariado foi o que abraçou mais tarde para amenizar essa situação que nunca foi justa.

Por Providência Divina e ação de pessoas justas, recebi em véspera do Dia de Finados, numa tarde ainda de luz, em mãos, na Academia de Letras do Triângulo Mineiro, do poeta acadêmico Narcio Rodrigues, em companhia do sensível presidente João Eurípedes Sabino, o folder do projeto “Via Cultural Ani Bittencourt”.

Um misto de orgulho, alegria e emoção encheu meus olhos de lágrimas, escondidos atrás dos óculos escuros. Ani, que sempre se preocupou em promover a igualdade e reconhecer talentos, estava naquele momento concretizando seus sonhos. Segurei o choro, voz embargada, e internamente a alegria voltou ao meu coração. Um projeto com seu nome para contribuir para a diversidade cultural e artística.

Portas de esperanças abrindo para autores consagrados e anônimos. Resgatar a memória de Uberaba, um gesto tocante e uma forma maravilhosa de celebrar o legado cultural de Ani, contribuindo para um ambiente mais inclusivo. A maior beleza dessa inciativa reside no fato de que se alinha com a filosofia de vida de minha irmã, que sempre se preocupou em promover a criatividade e a expressão artística como meio de empoderar novos talentos.

Reconhecimento e apreço ao ex-deputado Aelton Freitas e ao coordenador do projeto, acadêmico Narcio Rodrigues.

Agradecimentos e gratidão dos familiares da Estrela Maior, imortal Ani Bittencourt, por tão nobre projeto!

Dois beijos...                                                                                    

Iná e Ani
gemeasanina@hotmail.com
Ocupa a cadeira n°4 da Academia de Letras do Triângulo Mineiro.         

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por