O que levou Deus a criar o ser humano? Alguém já pensou nisso? Por certo que sim. A resposta é que são elas. Sem querer ser machista, mas acho que por ser tão complexa, merece essa comparação com o universo feminino.
Se estava tudo bem, então, por que inventar? Em time que ganha não se mexe. Se no céu tudo era perfeito, anjos voando ao derredor do trono; louvores sendo entoados diuturnamente, aliás, tempo é só o modo de falar via chronos.
Mas não! Vamos bulir com tudo e todos.
– Farei umas bolinhas de terra flutuando no universo.
– Universo? O que é isso?
– Calma que ainda vou criar.
Para não ficar todas iguais, criou de cores e tamanhos diversificados. Numa pôs uns anéis e noutras cercou com mais satélites. Haja marés à la Jorge Versillo a dar com pau.
– Já sei, numa em especial, vou pôr uns seres humanos…
– Seres o quê?
– Tá, tá, ainda não criou.
– Deixa-los-ei responsáveis por cuidar dessa bola, que será meio azulada por causa do mar – nisso deu uma olhada, esperando outro questionamento do anjo. Que não veio, é claro!
Mãos na massa. Começa a modelagem. Cocuruto, zóios, nariz, boca (ia fazer duas, mas o auxiliar alertou dos blá-blá-blá, fez então somente uma). Orelha seria uma no centro da testa, mas, segundo a lógica, melhor fazer duas do lado. Ouvir mais e falar menos certas horas terá a sua serventia.
Pronto, tudo nos conformes…
– Mestre, e se não der certo? Não é melhor criar um ser sobressalente?
– Você já viu alguma criação minha dar errado? Não, né?! Olhem pra vocês. Sei que nunca me trairão.
Nisso, se ouve tosses.
– Desculpa, me engasguei com o maná que trouxe pro lanche.
Como ninguém é de ferro, nem mesmo Deus, resolveu descansar, deitar numa nuvem aconchegante, tendo sido talvez nesse cochilo rápido de centenas de anos que o caldo entornou; apagou-se o fogo da lenha; comida não cozeu, todos famintos de tudo.
– Sabe aquela sua ideia de um modelo sobressalente?
Sem coragem de lavar a alma com um: “Tá vendo? Bem que eu te disse”. Em respeito à tristeza do Mestre de obras, apenas acinte com a cabeça.
– Sei que vai doer… Mas vou providenciar um Madeiro especial, para reacender a chama da Vida.