Durante boa parte da minha vida, tive dificuldade em ficar calado diante daquilo que me incomodava. Se alguma coisa estava errada, eu falava. Se me sentia injustiçado, procurava esclarecer. Acreditava que uma boa conversa seria suficiente para colocar as coisas no lugar.
Hoje já não penso assim.
Não foi uma mudança repentina. Foi a vida. Foram as experiências, algumas decepções e, principalmente, aquelas situações em que a gente fala, explica, tenta ser compreendido e, no fim, percebe que nada mudou.
Aprendi, então, a observar mais e falar menos.
Não porque tenha deixado de me importar. Algumas atitudes ainda me incomodam, especialmente quando partem de pessoas de quem eu esperava consideração. Talvez seja justamente aí que esteja a maior decepção: descobrir que nem sempre recebemos dos outros aquilo que, espontaneamente, oferecemos.
Também levei algum tempo para entender que parentesco não é sinônimo de proximidade. O sangue aproxima, mas são as atitudes que constroem os verdadeiros vínculos. Há relações antigas que permanecem importantes e outras que, mesmo carregando uma história em comum, precisam encontrar uma nova distância.
Isso não significa esquecer. Significa apenas aceitar que algumas coisas não dependem mais de nós.
Já houve momentos em que saí de uma conversa levando para casa muito mais do que deveria. Repetia mentalmente as palavras, imaginava o que poderia ter respondido e procurava uma explicação para atitudes que talvez não tivessem explicação.
Hoje, quando percebo que uma conversa não vai produzir nada além de desgaste, prefiro encerrá-la.
Às vezes, simplesmente vou embora.
Não como quem perdeu, mas como quem finalmente entendeu que não precisa permanecer em todos os lugares nem participar de todas as disputas.
Ainda me indigno. Ainda fico triste. Ainda me decepciono. Não me tornei indiferente — apenas aprendi a não transformar todo sentimento em uma reação.
Talvez essa seja uma das poucas vantagens que o tempo nos oferece: a capacidade de escolher melhor aquilo que merece nossa energia.
Não quero passar os próximos anos tentando convencer pessoas sobre quem sou, o que penso ou aquilo que senti. Quem me conhece de verdade sabe. Quem não conhece talvez nunca saiba — e tudo bem.
Tenho histórias suficientes para saber que algumas coisas precisam ser conversadas, outras precisam ser perdoadas e algumas, simplesmente, deixadas para trás.
Hoje, se preciso escolher entre a última palavra e a serenidade, fico com a segunda.
Não porque tenha desistido de mim, mas porque aprendi a me preservar.
No fim, talvez amadurecer seja isso: continuar sendo quem somos, mas deixar de carregar aquilo que já não precisa fazer parte da nossa caminhada.