ARTICULISTAS

Banquete da esperança

Dom Paulo Mendes Peixoto
Publicado em 13/10/2023 às 18:45
Compartilhar

Banquete significa festa, comida, convivência e fraternidade. Assim é o banquete da Eucaristia, da partilha do pão e de encontro da comunidade celebrante. Isso acontece, de uma forma ou de outra, nas realidades e costumes de cada Igreja, que podemos chamar, carinhosamente, de banquete da esperança. Para os católicos, é a Palavra que se torna presença concreta de Jesus Cristo Eucarístico.

A mesa do Banquete Eucarístico é síntese da história de vida de cada membro da comunidade cristã, com suas alegrias e tristezas, de onde germina a esperança que ultrapassa os limites humanos da pessoa física. O ser humano necessita da dimensão sobrenatural para conseguir sua plena felicidade, aquilo que as possibilidades terrenas não conseguem atingir de forma totalmente saudável e concreta.

Grandes negócios acontecem e são consolidados ao redor de uma mesa de refeição. Também no projeto de construção do Reino de Deus na terra não é diferente. A consolidação da ação missionária, como uma nova realidade na vida da comunidade, vem do anúncio da Palavra e da presença de Jesus Cristo como alimento eucarístico. Se chamamos a celebração de Missa, significa começo de missão.

Ter esperança remete ao tema, pouco levado em conta nos últimos tempos, da Providência divina e de um total abandono na vontade de Deus. Paulo de Tarso chega a dizer: “Tudo posso naquele que me fortalece” (Fl 4,13). Para Paulo, toda ação do cristão vem de Deus e é fortalecida por ele. Esta é a dinâmica do Reino de Deus, que passa pela comunidade que celebra e se expressa na fraternidade.

Quando celebramos festa de casamento, que não deixa de ser belo banquete de alegria e de esperança, todos os convidados, que aceitaram o convite e comparecem ao evento, estão na firme convicção de uma nova e feliz família. É sempre um banquete de festa, de partilhar a felicidade do casal, mas não pode ser um fato que discrimina convidados por causa de diferenças sociais.

A condição exigida para a pessoa participar do Banquete da Eucaristia, banquete da esperança, é que os convidados estejam todos com o mínimo de dignidade. Não podem entrar como um “penetra” e desorganizador da festa. Nesse evento, ninguém seja excluído, pois poderão faltar as bênçãos de Deus, mas alguém se exclui a si mesmo por não seguir as orientações pedidas.

Dom Paulo Mendes Peixoto
Arcebispo de Uberaba

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por