ARTICULISTAS

Escutar e acolher

Dom Paulo Mendes Peixoto
Publicado em 12/07/2025 às 14:07
Compartilhar

Para acolher alguém, não basta escutar, mas criar empatia, sentimento de proximidade e comprometimento. Significa gesto de hospitalidade generosa, prontidão. Isto aconteceu com Abraão ao receber, em sua tenda, três visitantes desconhecidos, considerados dignos de acolhida (cf. Gn 18,2-3). Acolher hoje se torna difícil diante de uma cultura que dá muita ênfase às diferenças sociais.

A capacidade de escutar e, mais importante, de acolher, tem dimensão divina, porque envolve o reconhecimento que a pessoa tem do valor do ser humano. Primeiro, ter que escutar o outro numa situação de fechamento e individualismo próprio da realidade atual. Segundo, no acolher, esbarra-se no preconceito da cultura do medo, de não saber qual a reação que os indivíduos podem apresentar.

Hoje fala-se mais do que escuta. É através da escuta que a gente consegue entender melhor a identidade do outro, para depois acolhê-lo sem preconceitos geridos pelo clima dos relacionamentos. Às vezes, as pessoas preferem muito mais viver isoladas e envolvidas com seus problemas pessoais. Agindo assim, elas se esquivam das responsabilidades da vida social e de ajuda aos outros.

Escutar e acolher são gestos profundos de fraternidade, de perfeição cristã, próprio da cultura de inclusão. Mas a consolidação verdadeira disto depende muito do rompimento com as inúmeras e reais barreiras do individualismo cultural e étnico modernos, que impedem a dimensão comunitária e de proximidade. É importante olhar para a forma de escutar e acolher praticada por Jesus Cristo.

 O Evangelho apresenta um fato bem concreto de escuta e acolhida, quando Jesus visita a casa das irmãs, Marta e Maria. Marta serve nos serviços da casa, numa atitude de profunda hospitalidade. Por outro lado, Maria escuta atentamente a Jesus, que a valoriza na sua escolha daquilo que é central, a Palavra de Deus. Podemos dizer que Marta fez uma escolha, também importante, servir.

Somos todos motivados a dar atenção, a escutar a Palavra de Sagrada Escritura. Palavra que nos motiva a escolher o que é mais importante, o que ajuda na condução da vida. Entre escuta e escolha deve existir um perfeito equilíbrio, porque a trajetória supõe serviço ao irmão e intimidade com Deus. O excesso nas lidas diárias não pode nos afastar dos compromissos indicados pelo Evangelho.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por