ARTICULISTAS

Luz da misericórdia

Dom Paulo Mendes Peixoto
Publicado em 05/04/2024 às 18:01
Compartilhar

A fundamental luz do mundo, aquela que supera todo tipo de escuridão, é a Pessoa de Jesus Cristo, mas o Cristo ressuscitado, misericordioso, pascal e presente na história da humanidade, porque ele põe coração e amor verdadeiro em tudo que as pessoas realizam. E é confiando em Deus que se consegue superar o fechamento, os medos e os desânimos que o cotidiano vai influenciando na vida.

Convivemos com uma sociedade ferida, que provoca muitas situações de sofrimento para o povo. Fazemos aqui uma analogia com as chagas do corpo de Cristo. Elas foram tocadas pelo apóstolo Tomé, num momento de falta de fé e de fragilidade, mas conseguiu superar sua incredulidade. Diante do sofrimento, não é saudável deixar que o desânimo e a omissão limitem o trabalho de libertação pessoal.

Não existe luz de misericórdia em espaço onde não há fraternidade, um estilo de vida capaz de fazer acontecer a prática cristã e de partilha solidária. Isto estava muito presente nas primeiras comunidades cristãs e no testemunho de convivência dos cristãos, porque se viam bem enraizadas no fato da ressurreição de Jesus, conforme os relatos do Livro dos Atos dos Apóstolos.

O seguimento dos passos de Jesus é uma prática sustentada pela fé em Deus, pela caridade como serviço e pelo amor ao irmão. Isto faz a comunidade ser excelente oportunidade a uma convivência comprometida com as carências dos irmãos mais necessitados, sendo para eles uma luz de misericórdia. A partir do compromisso batismal, as pessoas vão criando vínculos e atitudes fraternas de convivência.

A ressurreição de Jesus foi um acontecimento totalmente instigante para a vida dos apóstolos e dos discípulos. Estavam reunidos com as portas fechadas, Jesus apareceu no meio deles, desejou-lhes a paz e conversou de forma natural e com as aparências de um corpo físico, inclusive soprou sobre eles, dando-lhes o Espírito Santo e o compromisso do perdão e da misericórdia (cf Jo 20,22).

Celebramos o domingo da misericórdia. Realmente estamos num mundo de grandes feridas, de cicatrizes totalmente abertas e solidificadas, através de organizações mal-intencionadas. O desafio maior é como tocar nelas de forma misericordiosa, conscientes da necessidade de fazer o bem, e surgir daí uma fraternidade de irmãos e irmãs, provocando o desabrochar de uma verdadeira amizade social.

 Dom Paulo Mendes Peixoto

Arcebispo de Uberaba

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por