ARTICULISTAS

Mês da Bíblia 2023

Dom Paulo Mendes Peixoto
Publicado em 22/09/2023 às 18:30
Compartilhar

Todo dia 30 de setembro, a Igreja Católica memoriza, na liturgia, a vida de São Jerônimo, sacerdote, teólogo, confessor, historiador, considerado santo e doutor da Igreja, falecido em Belém, na Palestina, em 430 depois de Cristo. Além dessas qualidades, São Jerônimo é chamado de “Patrono da Bíblia”, título atribuído a ele pelo trabalho de tradução dos textos originais da Bíblia, a Vulgata.

A Palavra de Deus deve fazer parte diária da vida de todo cristão. Mas, para incentivar maior contato com a Bíblia, entrou no calendário pastoral da Igreja no Brasil o mês de setembro como Mês da Bíblia, em homenagem a São Jerônimo. Foi uma bela iniciativa da Arquidiocese de Belo Horizonte, em 1971, quando ela celebrava o seu jubileu de ouro. Hoje tornou-se mês temático em todo o Brasil.

Neste ano, 2023, o Mês da Bíblia tem como tema: “Vestir-se da nova Humanidade” (Ef 4,24). A Cata de Paulo aos Efésios foi colocada como motivadora de estudos durante o mês e animadora da vida dos fiéis diante da Palavra de Deus. A intenção é a valorização dos escritos bíblicos na vida das comunidades cristãs e das pessoas individuais. O importante é dedicar tempo com a leitura bíblica.

É fundamental não passar o mês de setembro com a Bíblia fechada. A Carta aos Efésios tem apenas seis capítulos, onde o autor fala de unidade na comunidade de Éfeso, uma cidade portuária e muito desunida. Entender esses fatos nos leva a um compromisso maior na comunidade. O que foi dito para o povo de Éfeso, é dito também para nós dentro do contexto de sociedade de hoje.

Tire a Bíblia do baú, da prateleira e a coloque em destaque, como fonte iluminadora da vida das pessoas. Nela, é o próprio Deus que fala para todas as famílias e indica o rumo a seguir, trazendo mensagens próprias para cada dia. Além do texto, temos também os comentários feitos por pessoas formadas na Sagrada Escritura. Tudo pode contribuir para uma convivência sadia e saudável.

Em muitas comunidades os cristãos se reúnem em Grupos de Reflexão ou círculos bíblicos e colocam a Palavra de Deus em destaque. Quem participa desses momentos, normalmente toma gosto pela leitura bíblica e consegue refletir sobre o compromisso de formar uma nova humanidade, onde reine a justiça, a paz e o amor. Enfim, a Palavra de Deus faz de nós verdadeiros missionários.

Dom Paulo Mendes Peixoto
Arcebispo de Uberaba

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por