ARTICULISTAS

Missão a cumprir

Dom Paulo Mendes Peixoto
Publicado em 10/05/2024 às 18:11
Compartilhar

A palavra missão significa incumbência ou função específica conferida a alguém para realizar algo em determinada realidade, nos diversos setores da sociedade, inclusive na vida espiritual. Foi o que aconteceu com Jesus, enviado do Pai para uma tarefa excepcional, a salvação da humanidade, no âmbito da espiritualidade. Na Ascensão, ele volta às suas origens, àquele que o havia enviado.

A missão tem como fundamento qualificador o testemunho. Ao se tratar da fé, é a autenticidade na condução dos propósitos a serem atingidos. Pode-se usar o ditado: “As palavras comovem, mas é o testemunho que convence”. Esse foi o caminho concreto traçado por Jesus Cristo na sua relação com as pessoas, motivando também seus seguidores na mesma missão de construir a dignidade da vida.

Na construção do mundo, a missão de um é sucedida pela do outro. Ao dizer aos discípulos, “ide...” (Mt 28,19), Jesus estava passando a tarefa da missão salvadora para outros. Assim acontece no transcorrer da vida de todas as pessoas. Há uma continuidade na missão, e ninguém pode se excluir dessa tarefa, deixando de dar a sua contribuição, mesmo sabendo ser uma ação ínfima.

Cumprir uma missão terrena é entregar-se a determinado projeto de construção de uma realidade do momento, como também do futuro. É trabalho de hoje com o olhar focalizado e projetado para o amanhã. Na Igreja chamamos isso de construção do Reino de Deus. A tarefa é de todas as pessoas, porque o mundo não está pronto, aliás, até muito destruído, pela pouca atenção ao valor da natureza.

O mundo tem muitas trevas, está mergulhado em inúmeras situações de escuridão, nas maldades cotidianas e em vários desvios na sua finalidade. Realidades provocadas pelo próprio ser humano, justamente por aquele que deveria defendê-lo dos atos de destruição. Jesus fala do desafio da Boa Nova, de construir o bem e tudo aquilo que facilita e dá condições para que a vida humana seja saudável.

Nunca podemos permitir o total triunfo do mal, porque ele é destruidor, deve ser derrotado por aqueles que colocam em prática a missão de construir o bem. Jesus deu a vida pelo bem de todas as pessoas. Quer que tomemos consciência quanto ao dar continuidade ao que ele pretendia, construir a fraternidade universal, baseada na solidariedade, na justiça e no cuidado com os necessitados.

 Dom Paulo Mendes Peixoto

Arcebispo de Uberaba

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por