ARTICULISTAS

Projeto familiar

Dom Paulo Mendes Peixoto
Publicado em 27/12/2024 às 18:47
Compartilhar

José e Maria, após apresentarem Jesus no templo, “perderam” o Menino na volta de Jerusalém para Nazaré (cf. Lc 2,43). Jesus tinha doze anos e foi encontrado entre os doutores ouvindo e fazendo a eles perguntas. Para seus pais, uma perda, no mínimo, considerada saudável, porque, desta forma, puderam entender a identidade de quem estava sendo criado, cheio de sabedoria humana e divina.

Celebrar o Dia da Sagrada Família é refletir sobre o caminho já feito na história e investir na capacidade de estar sempre se reinventado na condução do lar. A Família de Nazaré teve que fazer o caminho inverso para encontrar o Filho perdido lá no templo. É uma das diversas situações enfrentadas hoje na condução de uma casa de família, principalmente quando o filho entra por caminhos estranhos.

Família é espaço onde os relacionamentos devem ser feitos com sabedoria, respeito, valorização do outro e serenidade no trato. Nessa convivência, ninguém pode ser descartado. A mensagem bíblica diz que a honradez familiar, principalmente a valorização dos pais, prolonga a vida dos filhos (cf. Eclo 3,7). São atitudes humanas, que favorecem a capacidade do indivíduo para viver.

As palavras diálogo, perdão e amor têm a capacidade para mudar o rumo de uma família desintegrada e criar um novo estilo de viver. Paulo de Tarso apresenta, numa de suas cartas, um caminho para isto: Ele fala de agir com compaixão, bondade, humildade, mansidão, paciência e saber suportar os momentos difíceis (cf. Cl 3,12-13). É uma empreitada difícil, mas possível de acontecer.

As atitudes familiares exigem maturidade e desprendimento. Do contrário, torna-se muito difícil conviver, principalmente quando não existe a dimensão da fé e da sensibilidade cristã. O amor a Deus é capaz de mudar o rumo dos corações, para se ter uma vida mais saudável, e consegue amenizar as formas de comportamento. É como refazer o caminho baseado nos ensinamentos da Palavra de Deus.

A família não pode ser fechada em si mesma, inclusive com atitudes que tiram a liberdade de escolha dos filhos. É, na verdade, aquela que orienta e indica o caminho para eles, enquanto isto é possível. Mesmo nas mudanças culturais, a família continua sendo célula essencial para projetar a identidade humana. Para isto, precisa ter um mínimo de estrutura familiar que sustente seus objetivos.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por