ARTICULISTAS

Santuário Basílica

Publicado em 02/06/2023 às 20:33
Compartilhar

Olhando as palavras do Apóstolo São Paulo, encontramos a seguinte frase: “... vos tornais, no Espírito, morada de Deus” (Ef 2,22). É o coração humano como verdadeiro santuário, como espaço onde habita a Santíssima Trindade, uma realidade que só é percebida dentro de uma visão de fé no mistério que manifesta a profunda relação existencial e amorosa de Deus com o seu povo.

Na visão da cultura religiosa dizemos que Deus se manifesta nos diversos espaços considerados como sagrados. Entre eles citamos todas as igrejas, capelas, Santuários e Basílicas, onde se vive a fé como expressão comunitária do povo. Normalmente devem ser locais bem trabalhados arquitetonicamente, aconchegantes e facilitadores de clima que favoreça a espiritualidade de quem vai ali rezar.

A elevação de determinada igreja ao título de Santuário é de responsabilidade da autoridade diocesana, que o faz por Decreto próprio. Isso depende da dignidade do templo, da piedade popular local e das peregrinações ali realizadas. O título de Basílica é de autoria papal, dando ao espaço uma dimensão de universalidade. Significa estreita ligação com o Santo Padre, hoje o Papa Francisco.

Os Santuários e as Basílicas são realidades muito antigas na história e na vida da Igreja de Jesus Cristo. De forma mistagógica, o mistério da Santíssima Trindade acaba se revelando nessas ricas realidades que envolvem os sentimentos religiosos do povo de Deus. É a experiência da fé que passa também pela pujança da arquitetura armazenada num templo construído com sentimento e devoção.

Distinguimos as Basílicas Maiores e as Basílicas Menores. Na cidade de Roma estão as quatro Maiores: São João de Latrão, São Pedro do Vaticano, São Paulo fora dos Muros e Santa Maria Maior. No passado eram chamadas de Basílicas Patriarcais. Hoje recebem o título de Basílicas Papais, por estarem sob a autoridade direta do Papa. Fora de Roma, as Basílicas recebem o título de Menores.

Esses locais, respeitados como espaços sagrados, facilitam o relacionamento fraterno entre as pessoas e com a Pessoa de Jesus Cristo. Neles estão os púlpitos para anúncio da Palavra bíblica, como também lugar de proximidade das pessoas com a Trindade Santa, fonte motivadora de vivência da fé em Deus. Louvamos a Deus por essa dinâmica, que auxilia na prática da Aliança do povo com Deus.

Dom Paulo Mendes Peixoto
Arcebispo de Uberaba

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por