ARTICULISTAS

Seguimento

Dom Paulo Mendes Peixoto
Publicado em 19/01/2024 às 18:17Atualizado em 19/01/2024 às 18:17
Compartilhar

A vida tem uma história normalmente pautada por fatos que marcam o caminho percorrido. Torna-se fundamental a projeção de objetivos claros a ser atingidos, motivados por ideais de resistência e perseverança no seguimento. Vence aquele que não se deixa abater pelas dificuldades e sofrimentos inevitáveis. O importante é não ser sucumbido e seduzido pelas marés que vêm em contrário.

Jesus usa o verbo seguir para desenvolver seus objetivos. Ele diz: “Segui-me” (Mt 4,19). Assim foi o chamado do Senhor feito a múltiplas pessoas, entre elas podemos evidenciar Samuel, Jonas e os diversos profetas e apóstolos na História da Salvação. O chamado para uma missão, o seguimento do Mestre e o envio para construir o Reino de Deus continuam hoje na tarefa cotidiana da Igreja.

O termo “seguimento” pode ser aplicado a duas figuras de fundamental importância para o Antigo e o Novo Testamento: Jonas, que após ter entendido o chamado do Senhor e o seguido, exerceu sua missão em relação ao povo da cidade de Nínive (Jn 3,2), e Jesus, no seguimento da proposta desafiadora do Pai, quando se entregou decididamente ao projeto de vida e libertação de seus seguidores.

A vida humana é limitada e passageira. Na visão do apóstolo Paulo, ela tem uma provisoriedade, para dizer que o apego ao mundo temporal não ocasiona razoável segurança às pessoas. A esperança está centrada na pessoa e nos ensinamentos de Jesus Cristo, para o qual deve haver um processo de seguimento e de prática das virtudes naturais em benefício de umas pessoas para com as outras.

O tempo passa, é breve e irrecuperável. O presente encobre o passado e prossegue para um futuro imprevisível. Por isto é muito importante descobrir e ver o caminho de seguimento daquilo que é capaz de levar à dignidade humana. Fazer sempre uma trajetória de fraternidade significa assegurar um futuro de estabilidade e vida habilitada para ser sempre mais feliz, porque Deus está no meio.

Refletir ainda sobre a palavra seguimento, principalmente a Cristo, é estar de coração decididamente aberto e também capaz para perceber a vocação das pessoas em relação à vida. Vocação que implica trabalho, doação, serviço, fraternidade e proximidade às pessoas mais frágeis e carentes de ajuda. Por esse caminho passa quem consegue entender o verdadeiro sentido da vida humana.

Dom Paulo Mendes Peixoto
Arcebispo de Uberaba

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por