ARTICULISTAS

Sentir-se ameaçado

Dom Paulo
Publicado em 26/05/2023 às 21:23
Compartilhar

Sentir-se ameaçado significa ser intimidado por alguém com a clara atitude de querer impor medo ou temor de sofrer determinado mal injusto e grave. É a evidência da presença de uma ação que vai na contramão daquilo que é anunciado nas maravilhas proclamadas por Deus no Evangelho. A Palavra de Deus nunca ameaça e nem intimida. Pelo contrário, ela liberta das práticas graves de injustiça.

A Festa de Pentecostes retrata a fidelidade de Jesus Cristo ao enviar o Advogado, o Defensor, o Espírito Santo (cf. Jo 15,26). Ele não é Espírito de ameaça, nem de medo, mas sim de coragem, para a formação de comunidades de fé e vida. Como sopro transformador dos corações, principalmente daqueles ameaçados de fraqueza. Força que impulsionava os apóstolos para o anúncio do Evangelho.

Reunidos no Cenáculo, os discípulos se sentiam como que ameaçados, com muito medo dos que condenaram e mataram Jesus na cruz. Pensavam ser esse o fim também deles, pois eram amigos do Mestre. Não tinham nem coragem de falar em público, temendo represália. Mas foram encorajados ao sentirem a presença do Espírito Santo como vento forte soprando sobre todos eles.

Estamos em novos tempos, também com marcas de ameaça e medo. Será que o Espírito Santo de Deus está distante, deixando o mundo abandonado nas mãos da maldade, ou é a humanidade que se distanciou de Deus? O ser humano não se completa em si mesmo, olhando apenas para realidades existenciais e temporais. Ele está em construção e só tem plena felicidade no encontro com Deus.

O Espírito Santo de Pentecostes é dinâmico e abre caminho para diversos serviços nas comunidades e em toda a sociedade, pois desperta valores individuais para a construção do bem comum. Ação que forma um corpo unido por diversidade de órgãos, mas todos com a mesma finalidade. Quem não contribui para formar a unidade transita num caminho desviado dos objetivos do ser humano.

Alegria, entusiasmo, ânimo e coragem refletem a novidade da presença do Espírito Santo no meio dos discípulos das primeiras comunidades cristãs. Isto significa que a ressurreição de Jesus Cristo trouxe paz e confiança para seus seguidores. Agora, com os corações renovados, as pessoas passam a ter uma nova experiência de fé e de compromisso participando dos caminhos do Reino de Deus.

Dom Paulo Mendes Peixoto
Arcebispo de Uberaba

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por