ARTICULISTAS

Significado do Jubileu

Dom Paulo Mendes Peixoto
Publicado em 24/01/2025 às 19:05
Compartilhar

O jubileu é tradição profundamente enraizada na história da fé cristã, remontando às práticas antigas do povo de Israel. Ele representa um tempo especial de graça, de perdão e de renovação espiritual. Em cada jubileu a Igreja nos convida a fazer um mergulho mais profundo na experiência da misericórdia divina, oferecendo a oportunidade de reavaliarmos nossas vidas e de reconciliação.

É momento de reavaliar nosso compromisso com Deus, com o próximo e, também, com o mais profundo seguimento do Evangelho de Jesus Cristo. Esse fato, no Antigo Testamento, era celebrado no período de cinquenta em cinquenta anos. Conforme descrito no livro do Levítico, o Ano Jubilar era um tempo de libertação de tudo que impede a vida e de proximidade de Deus.

Nesse tempo, as dívidas eram perdoadas, os escravos eram libertados e a terra, voltava para seus proprietários originais. Por isto que o termo “jubileu” vem da palavra “júbilo”, que se relaciona a uma corneta, que anunciava o “ano da graça do Senhor” (cf. Lv 25,8-17). Na consciência do povo daquele tempo, o jubileu era fundamental para recobrar as forças e projetar novo ânimo de caminhada. 

Era tempo de alegria, de gratidão, de graça, como explica o papa São João Paulo II: “O jubileu é um tempo providencial que, por sua própria natureza, convida à alegria e à esperança” (Carta Apostólica Tertio Millennio Adveniente). Através deste tempo especial, a Igreja nos convida a experimentar, de maneira mais profunda, a misericórdia de Deus.

O papa Francisco, ao convocar o “Jubileu da Esperança”, chama-nos a viver, de maneira especial, um caminho de renovação como peregrinos de Esperança: “Todos esperam. No coração de cada pessoa, encerra-se a esperança como desejo e expetativa do bem, apesar de não saber o que trará consigo o amanhã (...) Que o Jubileu seja para reanimar a esperança!” (Bula, Spes non confundit).

Ao vivenciar o perdão e a graça de Deus de maneira tão intensa, somos encorajados a renovar a confiança em Deus e a aprofundar nossa união com Ele. A confissão sacramental, tão incentivada durante o jubileu, torna-se um caminho concreto de reconciliação, que deve inspirar a caridade e a prática de uma fé mais comprometidas com as exigências da cultura moderna.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por