ARTICULISTAS

Terra da Promessa

Dom Paulo Mendes Peixoto
Publicado em 26/01/2024 às 20:01
Compartilhar

Entre as diversas guerras que assolam o mundo, está em evidência a que acontece entre Israel e o Hamas. Historicamente, no livro do Gêneses encontramos a passagem em que o Senhor confirma a presença de Abraão e de seus filhos na terra de Canaã (Gn 17,8), onde é o Estado de Israel, o Líbano e parte da região junto ao Mar Mediterrâneo. Hoje é terra cobiçada por palestinos e israelitas.

O Hamas é uma organização política e militar palestina de formação sunita islâmica, que governa a Faixa de Gaza. Os sunitas seguem os ensinamentos de Maomé e formam o maior ramo do Islão, de seguimento islamita, uma religião abraâmica monoteísta centrada no Alcorão e nos ensinamentos de Maomé. São os muçulmanos, a maior população religiosa do mundo depois dos cristãos.

O projeto de Deus em relação à Terra Prometida é de salvação, e não de destruição da vida humana, como está acontecendo na região. O Senhor contou com vários líderes, com Moisés, com Josué, homens fiéis à missão de conduzir o povo nos objetivos do projeto. Os líderes de hoje não escutam o Senhor e peregrinam pela via do radicalismo, provocando a morte de tantas pessoas inocentes e indefesas.

As pessoas não podem ser reféns das próprias vontades, sem levar em conta a coletividade e os ensinamentos divinos. Isto significa que não existem justificativas convincentes para a execução de uma guerra. Falta capacidade das lideranças quanto ao diálogo e negociação e as consequências são fatalmente trágicas e imprevisíveis, porque todos perdem, além de ceifar a vida de muita gente.

O mundo deveria ser, conforme o projeto de Deus, uma grande comunidade de amor, de superação de todo tipo de ódio e de vingança. Não pode perder de vista que formamos uma grande família, onde a fraternidade e a paz sejam contagiantes. Sem essa realidade, até a célula da sociedade, a vida do lar, fica comprometida. O que falta mesmo é abertura de mente e coração para a mensagem de Deus.

É muito perigoso o fundamentalismo religioso, porque ele pode chegar a atitudes de radicalismo político, com um viés totalmente despido de valores positivos e critérios de responsabilidade, terminado em atitudes drásticas contra o povo. A Terra da Promessa, sempre em crise entre palestinos e judeus, sofre destruição diante de cobiças religiosas e econômicas, medindo forças por decisões autoritárias.

 Dom Paulo Mendes Peixoto

Arcebispo de Uberaba

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por