Advogado é o elo de ligação entre a população e a Justiça. A profissão está inserida no artigo 133 da Constituição Federal da seguinte forma: “O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei.”
Ao seguir a carreira na área de Direito, estava consciente que assumiria um compromisso de grande responsabilidade para com a sociedade: ser o representante dos cidadãos que esperam o amparo da justiça e fazer valer seus direitos, diante de um gigante chamado sistema judiciário.
Como afirmou um dos maiores advogados do país, defensor dos direitos humanos e de presos políticos durante a ditadura militar, o grande Heráclito Fontoura Sobral Pinto, "A advocacia não é profissão de covardes."
Ao longo dos mais de 24 anos de carreira me deparei com muitos obstáculos, como a ineficiência do Legislativo, a morosidade do Judiciário e a falta de credibilidade da profissão, mesmo estando sob o respaldo da Ordem dos Advogados do Brasil (um órgão reconhecido e respeitado pela população, imprensa, poderes constituídos, etc.).
Este último me preocupa e chama minha atenção, quando percebo que a origem da problemática, entre outros fatores, é a conduta de alguns colegas. Infelizmente, existe advogado que não respeita os valores mínimos de ética e honradez, sendo desleais com o cliente e, em consequência, com a sociedade. Para mim, ética, honra, comprometimento e lealdade são princípios orientadores do meu trabalho, desde que fiz o juramento diante da minha família e autoridades, no dia que recebi a autorização para o exercício pleno da Advocacia.
De posse da carteira da Ordem dos Advogados do Brasil, sigo com rigor os códigos de ética e conduta da classe, pois acredito fielmente que advogado é uma figura fundamental na prática do regime democrático, na luta pela liberdade, direitos humanos e na busca por uma nação mais igualitária.
Não é à toa que a profissão é uma das mais antigas da humanidade. Seu nascimento remonta ao surgimento da própria justiça. O Direito também bebe em fontes essenciais da vida em sociedade: Filosofia, História e a Constituição (o documento mor de qualquer nação democrática).
Dessa forma, imbuído dos mesmos valores de ética e responsabilidade, espírito de luta pelo Estado Democrático de Direito, contribuição à democracia brasileira e busca pela verdade, celebro este 11 de agosto de 2020, lembrando os/as colegas e reafirmando o jurament
“Prometo exercer a Advocacia com dignidade e independência, observar a ética, os deveres e prerrogativas profissionais e defender a Constituição, a ordem jurídica do Estado Democrático, os direitos humanos, a justiça social, a boa aplicação das leis, a rápida administração da justiça e o aperfeiçoamento da cultura e das instituições jurídicas”
Nossa missão é desafiadora (nem sempre é fácil), mas o trabalho deve ser incansável para a melhor representação legal junto ao cidadão que nos confiou para representá-lo. Parabéns a todos/todas advogados/advogadas do Brasil.
Euseli dos Santos Advogado em Uberaba/MG- OAB(MG) 64.700
Mestre em Direito pela Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp).
e-mail: mailteuseli@terra.com.br