ARTICULISTAS

52 anos do Jornal da Manhã

Euseli dos Santos
Publicado em 24/07/2024 às 19:37
Compartilhar

Era uma vez um homem idealista e visionário. As palavras eram seu ofício. Atuou como advogado, jurista, empresário e professor universitário, e foi um dos membros fundadores da Academia de Letras do Triângulo Mineiro. O nome dele era Edson Prata. Somado a todas estas conquistas, ainda mostrou que era empreendedor e entusiasta da liberdade de expressão ao fundar o Jornal da Manhã em 25 de julho de 1972.

O matutino lhe rendeu a oportunidade de contribuir para a formação da opinião pública, transmitir suas ideias em larga escala, falar para os mais diversos públicos e, principalmente, incentivar o engajamento e o senso crítico dos cidadãos.

Da união de Edson com Aparecida Damas Prata nasceu a única filha, Lídia, que caminhou ao lado do pai desde muito jovem na formação do jornal. Na companhia da mãe, Lídia Prata assumiu o comando do matutino na década de 1980 e comprovou que a inovação está no seu DNA. Sob sua gestão, o JM passou por vários processos de modernização: os antigos equipamentos tipográficos foram substituídos por modernas impressoras, que possibilitaram a impressão do primeiro jornal em cores de Uberaba e região. No mesmo período, foi construído o parque gráfico, numa área de, aproximadamente, 1.200 metros quadrados. E, em 2009, o Jornal da Manhã passou pela maior das transformações: agora ele é um dos integrantes do Grupo JM de Comunicação, junto com a revista JM Magazine, a Rádio JM e o JM Online.

Neste ano, o Jornal da Manhã celebra 52 anos de história e reverencia a jornada do seu fundador e família na construção de um legado, que faz parte do dia a dia da população há pouco mais de meio século. O JM sempre se destacou por seu compromisso com a verdade, a ética jornalística e os conteúdos de excelente qualidade, produzidos por um time de talentosos jornalistas, editores e formadores de opinião. Além de ser notoriamente reconhecido por ser um espaço que promove debates de questões sociais e políticas, dando voz a diferentes segmentos da sociedade.

Por meio do JM, Edson levou informação e conhecimento de qualidade a grande parte da população, e essa missão ainda se mantém viva, graças ao empenho e às competências de Lídia. Ela representa a mulher moderna de múltiplos talentos: executiva, jornalista, mãe, advogada, empresária e presidente recém-eleita da Aciu – Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba. Modelo de profissional que sabe conciliar as demandas de empresária bem-sucedida com atividades de cunho social, que impactam positivamente na vida da população e na economia. Também representa a importância de honrar o legado da família ao se dedicar cuidadosamente para perpetuar os propósitos do pai ao fundar o Jornal da Manhã, ao mesmo tempo que está de olho nas novas tendências, de forma a garantir a longevidade dos negócios.

Com uma história rica e uma trajetória marcada por inovações, o Jornal da Manhã continua a ser uma referência no jornalismo estadual, celebrando mais um ano de sucesso e reafirmando seu papel essencial na comunidade de Uberaba e região. Parabéns e vida longa ao JM!

 Euseli dos Santos

Advogado em Uberaba/MG; OAB/MG 64.700; especialista em Direito do Trabalho;

mestre em Direito pela Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp); conselheiro estadual titular da OAB/MG triênio 2022/2024

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por