Todo ano, o mês de agosto é um período especial para mim, pois comemoro o Dia do Advogado. Relembro a jornada que percorri ao longo desses anos (os desafios vencidos e as vitórias alcançadas) e o propósito que me moveu a escolher a advocacia: defender os interesses dos cidadãos brasileiros e, acima disso, resguardar o Estado Democrático de Direito garantido pela Constituição Federal de 1988.
No dia 11 de agosto, celebramos não apenas a profissão, mas também os valores de ética, responsabilidade social e comprometimento com a verdade que nós, advogados, assumimos ao declamarmos o juramento na cerimônia de entrega da carteira da OAB. Até mesmo a Constituição destaca a importância da Advocacia para a sociedade. O artigo 133 diz que “o advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei”.
O advogado que exerce a profissão com punho forte e honradez atua como guardião da justiça, desempenhando um papel essencial em um mundo marcado pelas desigualdades e injustiças. Sua atuação ganha ainda maior relevância em países notoriamente conhecidos pelas mazelas, como o Brasil, que sofre devido às consequências de um sistema político corrupto, da defasagem escolar, da falta de projetos sociais legítimos e um longo histórico de abandono das classes mais vulneráveis.
Em nações como a nossa, o advogado se torna a voz daqueles que não encontram espaço para falar, mas, com a ajuda deste profissional, podem ser vistos e ouvidos.
Além disso, os advogados têm o compromisso de trabalhar para transformar estruturas que contribuem para perpetuar a desigualdade. Como eles são os interlocutores entre a voz da população e o sistema judiciário, sua atuação é fundamental para assegurar que o Estado Democrático de Direito funcione efetivamente, resguardando os cidadãos contra abusos e garantindo que todos tenham acesso à justiça.
Em uma sociedade na qual a justiça é quase uma utopia, os advogados municiados de saberes e grande senso de dever coletivo são os responsáveis por garantir que as leis sejam aplicadas de maneira justa e igualitária a todos, independentemente da etnia, raça, religião, do gênero, da orientação sexual ou da classe socioeconômica. É o profissional que concede o direito de defesa a todos, isento de preconceitos e julgamentos. Muito além do título acadêmico, é um verdadeiro defensor da justiça e da equidade, comprometido com a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.
Eu saúdo a todos os colegas de profissão! Parabéns aos advogados e advogadas que, dia após dia, trabalham em prol de um mundo melhor para nós e as futuras gerações.
Euseli dos Santos
Advogado em Uberaba/MG – OAB/MG 64.700
Mestre em Direito pela Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp); conselheiro estadual titular da OAB/MG triênio 2022-2024