A palavra democracia é de origem grega
A palavra democracia é de origem grega (demo – povo e cracia = governo). Ou seja, o governo do povo para o povo. Nos tempos atuais, a democracia está presente na maioria dos países, de forma mais participativa.
Por que devemos apoiar a democracia? A democracia é a melhor forma de governo. Um grande problema da política talvez seja evitar o domínio autocrático. Em toda a história, líderes movidos por interesses pessoais, ideologia, religião, fé, paranoia, exploraram a capacidade de coerção para assumir o poder e lá permanecer por longos e infindáveis anos, sem se preocupar com os cidadãos.
Nenhum sistema não democrático permite aos seus cidadãos um amplo leque de direitos políticos. Na democracia isso não ocorre. Existem vários direitos que são respeitados. O direito de opinar e o de escolher são alguns deles.
A democracia apresenta condições desejáveis. Ela evita a tirania dos governantes, concebe direitos essenciais, possibilita a liberdade de expressão. A democracia prega o desenvolvimento humano, a proteção dos interesses essenciais da pessoa, a igualdade política.
Apenas em uma democracia poder-se-á promover um governo democrático com igualdade de direitos políticos. Vale dizer que os países com governos democráticos tendem a ser mais prósperos do que aqueles onde inexiste a democracia.
O cidadão deverá exercer o seu direito à democracia, expressando a sua opinião, fiscalizando e cobrando dos governantes políticas sérias e de boa gestão do dinheiro público, exercendo o seu direito ao voto, ocasião em que todos se igualam.
Apesar de que possa parecer falha, não podemos abrir mão da democracia. Não devemos perder de vista os benefícios que tornam a democracia mais desejável que qualquer alternativa a ela.
Devemos considerar ainda o quanto é importante poder expressar nossas opiniões, sem medo de ser retaliado e ou ter voltado contra nós atos de revanchismo barato, por conta de divergências de ideias. A liberdade de expressão é uma das condições para que o povo exerça a sua cidadania e participe da vida política.
(*) Advogado militante em Uberaba