O Bispo Evangélico e doutor em Literatura Renato Suhett escreveu:
“Para mim a chuva no telhado
é cantiga de ninar
Mas o pobre meu irmão
Para ele a chuva fria
Vai entrando em seu barraco
E faz lama pelo chão (...)”
Para muitos, o frio é um pretexto para tomar vinho e um caldo ou uma sopa. É motivo para tirar do fundo do baú aquela roupa que fica um ano inteiro guardada, é hora de colocar uma bota, uma blusa e um cachecol. Um antigo colega de trabalho dizia que o frio deixa as pessoas sem noção porque elas colocam tudo em si e que se transformam numa fantasia, num boneco. Outras pessoas, porém, entendem que o inverno é um período em que há espaço para a elegância e para o bom gosto. Bem, opinião e gosto são subjetivos...
Em nossas casas, bem agasalhados e com água quente no chuveiro, muitas vezes nos esquecemos dos irmãos menos favorecidos, nos esquecemos que muitos estão sem agasalhos, sem comida e até sem teto.
Alguém pode estar pensand “tá bom, isso é verdade, mas não fui eu quem os colocou nestas situações”. Certo! E exato! Essa, porém, é a nossa parte, ajudar! Fazer o nosso possível e o nosso melhor possível. Levar um alimento, um agasalho e uma palavra amiga. O simples fato de perguntar o nome, para alguém sem nenhum horizonte, já é um afago na alma, um grande feito para o seu dia.
Não nos cabe fazer juízo de valor, tampouco julgar. Se o seu coração for tocado, ajude! Entregue um dinheiro, um alimento, um agasalho... Converse com quem encontrar. Mas de modo alguém julgue ou determine o que fazer com aquela ajuda. Simplesmente ajude. E não faça alarmes, não divulgue. Faça com o coração e use a mão direita apenas como instrumento de entrega e não conte sequer para a mão esquerda.
Ajude o próximo porque você quer ser grato e nunca por obrigação ou para mostrar que você é benevolente.
A bondade deve ser pura, e não buscar holofotes, tampouco reconhecimento. A bondade tem origem no coração e lá devem existir apenas bons sentimentos, de modo maior o amor!
Fulvio Ferreira - Empresário, palestrante e treinador de equipes - www.fulvioferreira.com.br