Atendendo a uma solicitação do meu pai, eu fui até um supermercado comprar cervejas.
Após identificar o local das bebidas, encontrei uma grande variedade de cervejas. Alcancei a marca preferida, olhei o preço e peguei dois fardos de latas. Logo pensei: véspera de feriado e depois fim de semana, vou levar mais. E assim peguei três fardos da bebida escolhida.
Chegando à área dos caixas, entrei na fila única, carregando os três fardos. Aos poucos, fui me ambientando com aquela loja e percebi que estava na fila das grandes compras, isto é, não estava na fila do caixa rápido. Porém, para a minha alegria, as operadoras dos caixas normais estavam muito ágeis e a fila onde eu estava fluía de maneira rápida.
Mas a minha surpresa maior ficou por conta de uma funcionária que veio ao meu encontro, trazendo um carrinho vazio para que eu colocasse os três fardos de cerveja; uma demonstração de atenção, respeito e carinho para com os clientes.
Seguramente, aquela colaboradora do supermercado é uma pessoa bem treinada e muito focada na sua atividade, possuidora de uma boa capacidade visual e muita sensibilidade. Talvez outro funcionário não enxergasse aquele cliente como alguém que precisasse ou merecesse ajuda, ou ainda poderia pensar “Ah, se ele está sem carrinho é porque não quer, afinal os carrinhos estão à disposição de todos”.
Reside aí a diferença entre uma pessoa capacitada e bem treinada, uma pessoa de bem, sintonizada com a sua função e pronta para ajudar, para colaborar e para servir.
E o sucesso profissional tem tudo a ver com essas características, o sucesso profissional tem a ver com sentimentos, com gratidão e com o gostar de pessoas, porque são elas, as pessoas, que compram, que pagam, que indicam, que contam para os outros e que voltam para comprar mais.
E você, levaria o carrinho para mim?
Fulvio Ferreira
Empresário, palestrante e treinador de pessoas
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