No início da minha vida profissional, conheci um professor que dizia que o cliente é “novidoso”, isto é, ele gosta de novidades.
O tempo passou, novas tecnologias surgiram, aquilo que era novidade se tornou obsoleto e me vem à cabeça a frase de Belchior “o novo sempre vem”. Aliás, quem ontem era jovem se tornou o adulto de hoje. O que ontem era lançamento hoje se tornou promoção.
Se você se aplicar essa realidade, enquanto profissional, surge o desafio de se manter ativo, atual e até desejado. É necessário se atualizar, reinventar-se. Exemplos não faltam: Silvio Santos, sabão Omo e veículo Corolla são casos de pessoas e produtos que estão sempre ativos, renovados e queridos.
Porém, se você aplicar à sua empresa, é necessário periodicamente renovar a estrutura da empresa, seja interna, seja externamente. É importante que as mercadorias também sejam atualizadas; as tendências precisam ser usadas, bem como a forma de atender, vender e, também, de como receber – cartões, Pix e criptomoedas são exemplos das tecnologias aplicadas aos pagamentos. Situações parecidas existem nas divulgações, nas formas de comercializar e por aí vai. Ficar parado é se prender ao passado e abrir espaço para a concorrência!
Seguramente, um dos segredos para a longevidade é se atualizar, oxigenar as ideias. Afinal, o cliente sempre foi e sempre será “novidoso” e não se atualizar é a melhor forma de perdê-lo!