ARTICULISTAS

Associativismo

Fulvio Ferreira
Publicado em 05/10/2022 às 20:29Atualizado em 16/12/2022 às 00:47
Compartilhar

Imagine uma cidade de porte médio. Nessa cidade um comércio vigoroso, um agro exemplar e uma indústria forte e diversificada. Nesta economia, uma Prefeitura com ótima arrecadação e muitos departamentos e instituições estaduais federais, ou seja, muitos recursos vindos da Capital do Estado e de Brasília.

Neste contexto, encontramos no centro da cidade e nos bairros um comércio variado, onde lojas se espalham por todos os lados, e nos principais corredores comerciais encontramos agências bancárias.

Agora pasme: nesta bela cidade, com um PIB invejável, eu encontrei, bem no centro, na principal avenida, meio quarteirão fechado. Exatamente: diversas portas fechadas, esperando empreendedores para alugá-las.

Mas, se a cidade está bem ativa, onde está o problema? Será que o trânsito está desorganizado? Ou faltam pessoas circulando? Ou não há estacionamento para carros? Ou tudo isso?

Precisamos entender que tudo é cíclico e que algumas ações governamentais podem potencializar determinadas regiões ou arruiná-las. Imagine-se como proprietário de um lote num bairro afastado, de repente a Prefeitura resolve instalar naquele local um importante equipamento público, como uma praça, por exemplo. Isso, seguramente, vai impactar positivamente a valorização do seu lote. E de igual forma, porém negativamente, se houver a proibição de se estacionar em toda a extensão próxima ao seu terreno.

As áreas comerciais também são muito sensíveis a essas mudanças. Ações impensadas podem literalmente arruinar o comércio de uma região ou potencializá-lo.

Há remédio? Sim! Um deles é estar atento a tudo que pode impactar o seu negócio. Para isso fazer parte de uma entidade de classe é o melhor caminho, pois ela, a entidade, possui organização, autoridade e representatividade para, de maneira maiúscula, defender os interesses da sua empresa e de tantas outras.

Se assim não for, cada empresa, cada empresário, será uma nau perdida no oceano e facilmente levada por qualquer vento ou onda mais forte.

Então, busque uma associação comercial, sindicato e CDL e se associe, envolva-se e participe. Os benefícios serão imediatos – eu garanto – para você, para a sua equipe e para a sua empresa!

Fulvio Ferreira

Empresário, palestrante e treinador de equipes

Segue a gente lá no Facebook e Instagram, tem muito mais conteúdo!

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por