Todos os dias, milhões de pessoas saem de suas casas. E todos os dias elas consomem e compram muitas coisas. E todos os dias milhões de pessoas voltam para a casa frustradas porque não foram bem atendidas.
Existem vários vídeos que mostram que as crianças, no passado, passavam parte do dia na rua, ou nos quintais, brincando. E todas tinham apelidos, na maioria das vezes eles eram nada carinhosos.
No passado, nas salas de espera haviam revistas e muitas pessoas conversando.
Nos bares e restaurantes havia muita conversa e nada de fotos ou postagens.
Com o passar do tempo, a tecnologia aproximou os distantes e distanciou os que estão próximos. Isso, aos poucos, trouxe um pouco de tristeza, desilusão e depressão. Pessoas, dentro da mesma casa, não se falam!
Com o aumento dessa pobreza interior e de sentimentos, nós nos tornamos sensíveis e carentes; precisamos de afago, de autoaceitação e, também, de quem nos ouça. É aí que entra o vendedor moderno.
No passado o vendedor precisava conhecer da mercadoria e um pouco do mercado, ponto! Depois, também dos concorrentes. Hoje o vendedor profissional precisa saber tudo sobre a mercadoria, conhecer o mercado, os principais players, dominar a oratória com muita persuasão e, principalmente, saber ouvir e entender com uma dose cavalar de psicologia.
O vendedor que reúne esses atributos sabendo usá-los a bem do cliente fechará muitas vendas e, mais, construirá uma carteira enorme de clientes e esses serão seus fãs, pois realmente encontraram alguém que sabe cuidar do cliente e faz o seu trabalho com amor, sabendo, acima de tudo, atender bem!
Fulvio Ferreira
Empresário, palestrante e treinador de equipes
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